Search
booked.net
Search
Close this search box.

Isadora Thury recebe hoje a dose da medicação Zolgensma

*Da Redação Dia a Dia On-line

A pequena Isadora Thury vai receber hoje a dose da medicação Zolgensma após muita campanha e uma ação na justiça para obter o dinheiro necessário para a compra do medicamento, mais caro do mundo.

A família conseguiu na justiça o valor que faltava para a compra do remédio. Isadora, diagnosticada com AME, está no Hospital Pequeno Príncipe, onde faz o acompanhamento com especialistas. A pequena amazonense tem mais de dois anos, e deve ser a pioneira no tratamento com essa idade.

“Essa conquista é de todos nós, e de cada um de vocês que lutara, doaram e oraram junto com a gente. Nossa eterna gratidão. Isadora será a primeira criança com mais de 16kg (hoje com 15.7kg) a receber a terapia genética, a medicação é nova e existem muitos médicos que julgam ser perigoso. Nossa médica que é uma referência nacional, dra Adriana Banzzatto, pensa diferente e acima de tudo nós temos um Deus que pode tudo”, disse a família em uma publicação nas redes socais.

AME

A atrofia muscular espinhal (AME) é uma doença genética rara, progressiva e muitas vezes letal, que afeta a capacidade do indivíduo de caminhar, comer e, em última instância, respirar. A AME afeta aproximadamente um em cada 10.000 nascidos vivos e é a principal causa genética de morte em bebês.

Zolgensma

Conhecido como o medicamento mais caro do mundo – custa inacreditáveis US$ 2,1 milhões (cerca de R$ 11,5 milhões) por paciente –, Zolgensma é usado para tratar crianças com atrofia muscular espinhal (AME). Produzido pela suíça Novartis, o Zolgensma promete neutralizar em crianças de até dois anos os efeitos da atrofia muscular espinhal, doença rara que pode causar a morte antes dessa idade.

O Zolgensma é pioneiro no tratamento genético da doença, capaz de reparar genes do DNA do paciente, administrado apenas uma única vez e não precisa de manutenção.

A medicação recebeu o da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), permitindo que seja comercializado no Brasil, mas não está disponível no SUS.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.