Search
booked.net
Search
Close this search box.

Irmãs Lins são criticadas por “furarem fila” da vacinação e David Almeida proíbe divulgação de fotos no momento da imunização

*Da Redação Dia a Dia On-line

Após a repercussão negativa envolvendo as irmãs Lins por publicarem fotos em suas redes sociais sendo vacinadas contra a covid-19, o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), anunciou na noite dessa terça-feira, dia 19, que está providenciando uma portaria que determinará a proibição de qualquer registro fotográfico no momento da vacinação.

Ainda no primeiro dia de campanha de imunização contra a Covid-19 em Manaus, as irmãs Gabrielle e Isabelle Lins publicaram fotos do momento em que foram vacinadas e ambas receberam diversas críticas e questionamentos da população quanto à questão da prioridade dos que seriam vacinados.

Em nota, a Prefeitura de Manaus informou que “não há nenhuma irregularidade” nas médicas Gabrielle Kirk Lins e Isabelle Kirk Lins serem vacinadas.

“Não há nenhuma irregularidade, uma vez que se encontram nomeadas e atuando legitimamente no plantão da unidade de saúde para a qual foram designadas, em razão da urgência e exceção sanitárias estabelecidas nos primeiros 15 dias da nova gestão”, informa a nota da Prefeitura de Manaus.

As duas médicas foram nomeadas em cargos comissionados na Prefeitura de Manaus, conforme Diário Oficial publicado no dia 18 e 19 de janeiro.  A publicação mostra que tanto Gabrielle quanto Isabelle Lins foram nomeadas como gerentes de projeto, com salários de R$ 8 mil.

Pelo Plano Operacional de Imunização Covid-19 do Ministério da Saúde, os grupos vulneráveis seriam os primeiros a ser vacinados, como os profissionais da saúde, populações indígenas e idosos.

Na internet, Gabrielle Lins explicou, em resposta a uma publicação, que é formada em medicina desde 2020 e atua na linha de frente no combate à pandemia em Manaus.

Conforme pesquisa feita pela reportagem no site do Conselho Federal de Medicina, Isabelle Lins fez o registro de medicina no final do mês de dezembro de 2020 e Gabrielle Lins em maio de 2020.

Segundo as médicas, além de trabalharem na UBS do Hospital Nilton Lins também atuam em uma extensão da UBS exclusiva para covid-19 desde o dia 12 de janeiro deste ano.

Nota da Prefeitura de Manaus na íntegra

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), iniciou na tarde desta terça-feira, 19/1, a vacinação dos profissionais de saúde da rede pública da cidade. A equipe de imunização da Semsa iniciou os trabalhos pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com atendimento exclusivo para casos suspeitos de Covid-19.

Com o baixo volume de doses de vacinas contra a Covid-19 repassado pelo governo do Estado à Prefeitura de Manaus – apenas 40.072 das 282 mil recebidas do Ministério da Saúde, na última segunda-feira, 18 -, o Executivo municipal precisou rever o plano de vacinação.

Do total de doses recebido, a prefeitura reservou 12,2% delas para os profissionais da rede municipal, que estão atuando no enfrentamento à Covid-19.

Com o baixo volume de vacinas, a Semsa solicitou ao Estado a lista de prioridades das suas unidades de média e alta complexidades. No entanto, o documento final só foi enviado por volta das 15h30.

Seguindo a programação, com escolta, a equipe de imunização saiu, às 14h, do complexo oeste da divisão do Programa Nacional Imunização municipal, no bairro da Paz, onde está localizada a rede de frio municipal, onde são armazenadas todas as vacinas.

Com a lista de prioridades da rede de saúde do Estado, a Semsa começa nesta quarta-feira, 20, a vacinação dos profissionais da saúde dos hospitais, prontos-socorros, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Serviços de Pronto Atendimento (SPAs) escolhidos pelo governo.

Sobre o caso das médicas Gabrielle Kirk Lins e Isabbele Kirk Lins, vacinadas neste primeiro dia de imunização, não há nenhuma irregularidade, uma vez que se encontram nomeadas e atuando legitimamente no plantão da unidade de saúde, para a qual foram designadas, em razão da urgência e exceção sanitárias, estabelecidas nos primeiros 15 dias da nova gestão.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.