Diante da pandemia do novo coronavírus, grande parte da população precisou ficar isolada em casa. O longo período de quarentena também serviu como o pontapé retirar alguns planos dos papel. Ou, em alguns casos, colocá-los neles. Foi por meio de ilustrações que Iris Apfel construiu seu mais novo livro, conforme divulgou o site Metrópoles. A obra é uma autobiografia para colorir, sem muitas regras. Considerada como um dos ícones da moda, a multicolorida fashionista aproveita o período para estimular a criatividade dos seus fãs.
Looks exóticos, peças impermeáveis, armações chamativas de óculos e inúmeros acessórios em grandes proporções. Essas são algumas das marcantes características que Iris Apfel carrega aos 98 anos. A designer de interiores também leciona aulas de moda na Universidade Austin, no Texas. Por lá, idealizou um programa de intercâmbio para a área têxtil e de vestuário.
Durante a pandemia, a fundadora do projeto acadêmico decidiu dar continuidade a suas criações e invenções de moda e design. Com o início da implantação de medidas de distanciamento social, Iris se uniu à universidade para lançar seu mais novo livro. “Nós temos que aprender a tirar o melhor proveito de toda essa situação”, aconselhou Iris em entrevista à People Megazine.
A parceria vai beneficiar o programa de intercambistas. Todo o lucro arrecadado nas vendas da obra será revertido em bolsas de estudos aos alunos de moda atendidos pela iniciativa. Aos criativos e entusiastas, o novo livro já está à venda no site da Universidade.
Em 16 páginas, frases que representam a sua filosofia de vida dividem espaço com ilustrações para lá de divertidas. Em uma mesma página, o leitor tem acesso ao universo luxuoso e expressivo de Iris, rodeado por animais, móveis, armações de óculos e seus acessórios de moda peculiares.
“Estou tão feliz por ter, em minhas mãos, uma edição do livro Iris The Coloring Book, dedicado à boa parte do século passado. Um ótimo dia para mim. Divirtam-se!”, celebrou Iris em seu perfil do Instagram, ao apresentar seu mais recente trabalho.
View this post on InstagramA post shared by IRIS The Coloring Book (@iristhecoloringbook) on
Sobre a autora
Iris já serviu como inspiração para a criação de joias, coleções de roupas, linhas de móveis e até uma edição especial da boneca Barbie. No entanto, não é a primeira vez que a designer de interiores se aventura em um conjunto de obras literárias.
Em março de 2018, ela lançou o livro Accidental Icon (Ícone por Acaso, em tradução livre). O título brinca com a sua fama repentina. Ao longo das páginas, a profissional abriu as portas para os que quisessem entrar em seu universo explosivo e nada óbvio.
“Não queria mais um coffee-table book e também não queria fazer um livro de memórias, muito menos algo de ‘como fazer isso ou aquilo’, afinal, não é da minha conta como você se veste ou o que escolhe para colocar na decoração da sua casa. Por isso, a publicação é voltada para uma geração curiosa, atenta aos detalhes e que não se prende a dicas de estilo”, resumiu Iris em comunicado.
Segundo análise feita pelo portal WWD, o conteúdo entrega detalhes do cotidiano da profissional. Por lá, ela também compartilha as dicas de moda que segue para as suas produções divertidas e inspiradoras.