*Da Redação do Dia a Dia Notícia
A Federação Amazonense de Futebol (FAF) confirmou, nesta segunda-feira (25), a homologação da desistência do Esporte Clube Iranduba da Amazônia de disputar o Campeonato Amazonense Série A de 2025. A decisão foi formalizada após o clube enviar um ofício à FAF na última sexta-feira (22), comunicando sua desistência da competição, embora não tenha especificado os motivos que levaram à decisão.
Com a saída do Iranduba, a FAF divulgou a lista das equipes que estão confirmadas para participar do próximo Campeonato Amazonense, o Barezão 2025. Os clubes que disputarão a Série A são: Manaus FC, Amazonas FC, Manauara, RPE Parintins, Princesa do Solimões, São Raimundo, Nacional e Sete. A competição, que reúne os principais times de futebol do estado, terá um número reduzido de participantes em comparação com edições anteriores.
Em comunicado oficial, a FAF destacou que, com a desistência do Iranduba, não haverá convite para outro clube substituir o time, e o clube está automaticamente rebaixado. O “Hulk da Amazônia”, como é conhecido o Iranduba, não participará da edição de 2025 do Barezão e, conforme as regras, deverá retornar ao futebol profissional somente em 2026, caso decida voltar à competição.
A saída do Iranduba do Campeonato Amazonense representa uma mudança significativa para o futebol local, já que o clube tem uma história de destaque no futebol do estado. A falta de detalhes sobre os motivos da desistência deixou a comunidade esportiva local especulativa sobre os reais motivos por trás dessa decisão. O time, que sempre foi visto como uma das equipes tradicionais da competição, agora se afasta temporariamente da elite do futebol amazonense.