*Lucas dos Santos – Da Redação Dia a Dia Notícia
O governador Wilson Lima (União) aparece como líder das intenções de voto na pesquisa divulgada pelo Ipec nesta quinta-feira (29/9). A três dias das eleições, o atual governador tem 35% das intenções de voto, nove pontos à frente do ex-governador Amazonino Mendes (Cidadania), que pontuou 26%. O senador Eduardo Braga (MDB) continua em terceiro lugar, oscilando positivamente para 18% das intenções de voto.
O deputado estadual Ricardo Nicolau (Solidariedade) cresceu para 7% das intenções de voto, enquanto a defensora pública Carol Braz (PDT) subiu para 4%. Os dois estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro. Henrique Oliveira (Podemos) e Israel Tuyuka (PSol) possuem 1% das intenções de voto.
Nair Blair (Agir) foi excluída após sua candidatura ser negada pela Justiça Eleitoral.
O número de entrevistados que afirmou votar branco ou nulo caiu de 7% para 5%, enquanto o número de indecisos ou que não respondeu à pesquisa caiu para 3%.
Votos válidos e segundo turno
Excluindo os votos brancos e nulos, o governador Wilson Lima pontua 38% dos votos válidos no primeiro turno, seguido por Amazonino Mendes com 28%. O senador Eduardo Braga pontuou 19%, consolidando-se no terceiro lugar segundo o levantamento do Ipec.
Ricardo Nicolau possui 8% dos votos válidos e Carol Braz possui 5%. Os dois estão tecnicamente empatados. Henrique Oliveira e Israel Tuyuka mantiveram 1% após o cálculo dos votos válidos.
No cenário de segundo turno entre Wilson Lima e Amazonino Mendes, o candidato à reeleição pontua 48% contra 42% das intenções de voto de Amazonino Mendes. Os dois candidatos estão tecnicamente empatados no limite da margem de erro. Neste cenário, o número de entrevistados que afirmaram votar branco ou nulo continua em 8%, enquanto número de indecisos permanece em 2%.
No cenário testado entre Amazonino Mendes e Eduardo Braga, o ex-governador aparece com 44% das intenções de voto contra 41% do senador emedebista. Os dois também estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro. Brancos e nulos caíram de 15% para 13%, enquanto o número de indecisos se manteve em 3%.
No último cenário testado pelo Ipec, Wilson Lima aparece com 47% das intenções de voto contra 41% de Eduardo Braga. O atual governador e o senador estão tecnicamente empatados no limite da margem de erro. Brancos e nulos caíram de 15% para 10% neste cenário, e o número de indecisos se manteve em 3%.
Senado Federal
Entre os candidatos para o Senado Federal, Omar Aziz (PSD) lidera com 30% das intenções de voto. O coronel Alfredo Menezes (PL) pontuou 26% das intenções de voto. O atual senador e o candidato do presidente Jair Bolsonaro estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro.
O ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto (PSDB) caiu para 21% das intenções de voto, empatando tecnicamente com Menezes na margem de erro. O ex-deputado Luiz Castro (PDT) cresceu para 7% das intenções de voto. A oficial de justiça Marília Freire (PSol) e o vereador Bessa (Solidariedade) possuem 2% das intenções de voto. O pastor evangélico Peter Miranda (Agir) é o último, com 1% das intenções de voto.
O número de brancos e nulos caiu para 5%, enquanto os que não sabem ou não opinaram se manteve em 6%.
O Ipec entrevistou 800 pessoas em 20 municípios do Amazonas entre os dias 27 e 29 de setembro. A pesquisa está registrada no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob os números AM-08897/2022 e BR-08577/2022.