*Lucas dos Santos – Da Redação Dia a Dia Notícia
O levantamento do instituto Ipec, ex-Ibope, divulgado nesta segunda-feira (29/08), mostra um cenário de pouquíssima variação. Após as entrevistas no Jornal Nacional e o debate televisionado na Band, a pesquisa eleitoral exibe o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em primeiro lugar com 44% das intenções de voto, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) com 32%. Os dois mantiveram o mesmo percentual do último levantamento, ocorrido antes das entrevistas presidenciais na TV Globo.
Primeiro debate eleitoral tem foco na mulher, corrupção e ataques de Bolsonaro contra jornalista
Ipec aponta empate técnico de Lula e Bolsonaro em Manaus, mas petista vence no estado com votos do interior
Ipec: Amazonino e Wilson Lima empatam no primeiro lugar com 30% das intenções de voto
Principais nomes da chamada terceira via, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) e a senadora Simone Tebet (MDB) aparecem 7% e 3% das intenções de voto, respectivamente. Os dois ganharam 1% cada em relação à última pesquisa do Ipec, mas não ultrapassaram a margem de erro de dois pontos percentuais, o que não configura um crescimento real.
O empresário Felipe D’Ávila (Novo) vem em seguida com apenas 1% da preferência, variando positivamente dentro da margem de erro. Os outros candidatos forma citados, mas não chegaram a 1% das intenções de voto:
- Constituinte Eymael (DC);
- Léo Péricles (UP);
- Pablo Marçal (Pros);
- Roberto Jefferson (PTB);
- Sofia Manzano (PCB);
- e Soraya Thronicke (União).
O percentual de entrevistados que afirmaram votar branco ou nulo foi de 7%. Os que não sabem em quem votar chegaram a 6%. O Ipec ouviu 2 mil eleitores com 16 anos ou mais. A pesquisa possui nível de confiança de 95%. O registro ocorreu no Tribunal Superior Eleitoral TSE) sob o código BR-01979/2022.
📊IPEC: PESQUISA PRESIDENCIAL, de 26 a 28/08:
🔴 Lula (PT): 4B8r3B4p7yhRXuBWLqsQ546WR43cqQwrbXMDFnBi6vSJBeif8tPW85a7r7DM961Jvk4hdryZoByEp8GC8HzsqJpRN4FxGM9br>Os demais candidatos marcaram 1% ou menos
⚪️ Brancos e Nulos: 7% (-1)
⚫️ Indecisos: 6% (-1)— Central Eleitoral (@CentralEleicoes) August 30, 2022