Search
booked.net
Search
Close this search box.

Ipec: Lula cresce e chega a 47%, Bolsonaro estaciona em 31%; Ciro e Tebet têm empate técnico

*Lucas dos Santos – Da Redação Dia a Dia Notícia

O levantamento divulgado pelo Ipec nesta segunda-feira (19/9) apontou crescimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O petista passou de 46% para 47% das intenções de voto, à frente do presidente Jair Bolsonaro (PL). O candidato à reeleição manteve os mesmos 31% da pesquisa eleitoral divulgada em 12 de setembro. Representantes da terceira via, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) e a senadora Simone Tebet (MDB) empataram tecnicamente no levantamento.

O pedetista pontuou 7% de intenções de voto, mesmo percentual da pesquisa anterior. A senadora emedebista oscilou positivamente de 2% para 3%. Os números configuram empate técnico, já que a pesquisa Ipec possui margem de erro de dois pontos para mais ou para menos.

A senadora Soraya Thronicke (União) pontuou 1% outra vez, empatando na margem de erro com Simone Tebet. Felipe D’Ávila (Novo) oscilou negativamente, perdendo o 1% de intenções de voto da pesquisa anterior. Os seguintes candidatos não pontuaram nesta e nem na pesquisa anterior:

  • Vera Lúcia (PSTU)
  • Constituinte Eymael (DC)
  • Léo Péricles (UP)
  • Sofia Manzano (PCB)

Padre Kelmon (PTB) não pontuou, mas não estava no levantamento divulgado em 12/9. Brancos e nulos caíram de 6% para 5%. O número de entrevistados que afirmou não saber em quem votar ou não respondeu à pesquisa continua em 4%.

Foto: Reprodução/g1

 

De Boulos a Henrique Meirelles, ex-candidatos à Presidência declaram apoio a Lula no primeiro turno
Em Londres, Jair Bolsonaro diz que ganhará a eleição no primeiro turno
Equipe de Ciro Gomes diz que bolsonarista armado tentou atacá-lo durante agenda em Porto Alegre (RS)
“Eu sou a candidata de muitas pessoas que não querem voltar ao passado e não querem permanecer no presente”, dispara Simone Tebet

 

Voto espontâneo

Na pesquisa espontânea, quando o entrevistado fala o nome do primeiro candidato sem apresentação de uma lista, Lula apresentou crescimento e Bolsonaro, queda. O petista saiu de 44% para 45% das intenções de voto espontâneo, enquanto o atual presidente saiu de 30% para 29%.

Ciro Gomes oscilou de 4% para 5% de voto espontâneo, mesmo patamar registrado no início de setembro. Simone Tebet oscilou de 2% para 3%. Votos brancos ou nulos mantiveram-se em 7% dos entrevistados, enquanto o número de indecisos saiu de 12% para 11%, mantendo a tendência de queda registrada desde meados de agosto.

Os candidatos Felipe d’Ávila, Soraya Thronicke, José Maria Eymael, Sofia Manzano, Léo Péricles, Padre Kelmon e Vera Lúcia não pontuaram na pesquisa espontânea.

Foto: Reprodução/g1

Votos válidos e segundo turno

Se as eleições fossem hoje, Lula teria chance de vencer ainda no primeiro turno. No atual levantamento, o petista teria 52% dos votos válidos, quando são excluídos os votos brancos e nulos. O presidente Jair Bolsonaro teria 34%, Ciro Gomes teria 7%, Simone Tebet teria 5% e Soraya Thronicke manteve 1%.

No cenário testado para o segundo turno, Lula também apresentou crescimento. O petista passou de 53% para 54% das intenções de voto contra 35% do presidente Jair Bolsonaro, que perdeu um ponto percentual em relação à última pesquisa.

A pesquisa ouviu 3.008 pessoas entre os dias 17 e 18 de setembro em 181 municípios. O levantamento, que tem nível de confiança de 95%, foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00073/2022.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.