Search
booked.net
Search
Close this search box.

IPC começa preparação e projeção do Brasil para as Paralimpíadas

Foto: Alex Davidson/Getty Images

As Paralimpíadas de Tóquio estão batendo à porta. Faltando pouco mais de três dias para a cerimônia de abertura, no próximo dia 24, às 08h, a expectativa dos atletas e torcedores brasileiros em torno da participação nos jogos vai crescendo, e a perspectiva é excelente. Quem garante isso é Andrew Parsons, brasileiro que preside o Comitê Paralímpico Internacional (IPC).

Em entrevista exclusiva à equipe da Globo, Parsons se mostrou muito empolgado com o potencial brasileiro na competição e confiante na projeção do próprio Comitê Paralímpico do Brasil (CPB), de estar no top 10 do quadro de medalhas.

“O Brasil chega muito forte. Os resultados nos últimos 4, 5 anos são incríveis principalmente no atletismo. O Brasil aproveitou muito bem o legado da Rio 2016, com o centro de treinamento em São Paulo, com o aumento da busca pelo esporte paralímpico por parte de pessoas com deficiência, que querem praticar, ser atletas.“ destacou Andrew.

Assim como os Olímpicos, os Jogos Paralímpicos também terão o desafio de lidar com a organização de um grande evento em meio à pandemia da Covid-19 e o crescente número de casos da virose na capital japonesa. Apesar dos riscos, o presidente do IPC disse confiar nos protocolos adotados em conjunto com o Comitê Olímpico Internacional.

“Com Olimpíada, obviamente a gente aprende o que pode ser melhorado ou não. A gente já tinha uma equipe aqui durante os Jogos Olímpicos trabalhando com o COI. Então a gente imagina que a gente vai conseguir repetir o que foi uma experiência bem sucedida olímpica. A gente teve poucos números de casos positivos e, no meu entendimento, não há uma correlação entre Olimpíada e o aumento de infectados no Japão. Houve um isolamento que funcionou “ afirmou o presidente do IPC.

Muito além dos atletas paralímpicos, o foco do IPC é também ajudar na inclusão da pessoa com deficiência na sociedade, seja um esportista ou não. Parsons comparou a diferença do legado dos Jogos no Rio, em 2016, para o que deve ser em Tóquio.

As Paralimpíadas de Tóquio começam na próxima terça-feira (24), com a cerimônia de abertura às 08h, e vão até o dia 05 de setembro. Serão 22 modalidades sendo disputadas das arenas espalhadas pela capital japonesa.

*Com informações do GE

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.