*Da Redação Dia a Dia Notícia
O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) embargou um estaleiro em Manaus que não tinha autorização para desempenhar a atividade de reparos e manutenção em dragas de garimpo.
O empreendimento irregular foi multado em R$ 200 mil e embargado por descumprimento de licença ambiental, pois desempenhava atividades que estavam em desacordo com a atividade autorizada. O Ipaam também cancelará a Licença de Operação (LO) do estaleiro.
Para Juliano Valente, diretor-presidente do Ipaam, é necessário deixar claro que quem contribui com ilícitos ambientais também se torna um infrator. “O empreendedor que colabora com quem pratica crimes ambientais, ainda que de forma pequena, contribui para a degradação do meio ambiente e deve ser enquadrado de acordo com as leis ambientais”, afirmou.
O Ipam foi acionado por denúncia anônima sobre a presença de uma draga próxima à Ponte rio Negro, no sentido Iranduba/Manaus. A balsa, veio de um afluente do Rio Japurá e garimpeiros se preparavam para retomar a atuação em garimpos. Segundo o Ibama, as dragas seriam levadas para Rondônia após os reparos. A Polícia Federal também esteve no local e destruiu as embarcações.