Como agir quando você tem o WhatsApp invadido por terceiros para aplicação de golpes?
Leitor(a), a cada dia que passa podemos observar um crescente número de vítimas de golpes perpetrados por meio do aplicativo de mensagem instantânea WhatsApp, sendo muitas vezes concretizada pela transferência de valores para uma conta bancária alheia.
Existem diversas maneiras de ter o seu WhatsApp invadido, mas a principal delas vem sendo a obtenção pelo criminoso do código de ativação do aplicativo de mensagem que você receberá por meio de um SMS.
Como você deve saber, caro(a) colega, a forma de cadastramento de um número de telefone no WhatsApp se dá justamente com a inserção de um código de confirmação enviado para o seu telefone via SMS ou por meio de ligação do próprio aplicativo.
Já pude presenciar uma tentativa de obtenção do referido código. No caso, o criminoso entrou em contato com a vítima, disse que a mesma venceu um sorteio que tinha como premiação um voucher em um dos restaurantes mais famosas da cidade e que para conseguir êxito no recebimento do prêmio deveria confirmar um código que chegaria em seu SMS. Você já sabe a mensagem que chegou, né?! A primeiro expressão do SMS era “WhatsApp”.
Você deve ficar bastante atento para essas situações, observar o telefone que entra em contato, a forma de abordagem do criminoso, o teor da mensagem que você receberá, pois ele se passará por uma “funcionário” de certa empresa e, na maioria das vezes, passará desapercebido.
Quando a invasão ao WhatsApp acontece, o criminoso começa a se passar pelo titular da conta e começa a pedir dinheiro emprestado para diversos contatos da vítima do golpe. Devo mencionar que se você cair nesse golpe logo ficará sabendo pelo fato de amigos e familiares que entrarão em contato pela desconfiança.
Ocorre que alguns dos seus contatos realizarão a transferência solicitada no intuito de ajudar “você”, mas também deixam passar o fato que o envio do dinheiro se dará em conta de terceiro e o criminoso dará desculpas por algum problema em sua conta bancária ou outra justificativa.
Se você for vítima de uma invasão no WhatsApp, deixo algumas dicas abaixo.
- Imediatamente tentar retomar o acesso no próprio WhatsApp;
- Caso não consiga, envie um e-mail para [email protected];
- No assunto do e-mail coloque: ACCOUNT HACKED 55 (seu DDD + (seu número);
- No corpo do e-mail explique que sua conta do WhatsApp foi invadida e que o criminoso está pedindo transferência de valores dos seus contatos, requeira o bloqueio do acesso do criminoso e a devolução do seu acesso, pois você é a real titular;
- O texto do e-mail deve estar em português e em inglês. Utilize o Google Tradutor para lhe ajudar na tradução;
- Registre um Boletim de Ocorrência.
Ademais, existem formas de garantir uma maior proteção em alguns aplicativos, pois os mesmo oferecem uma autenticação em dois fatores, na qual os usuários se identificam por uma combinação de dois componentes (senha, códigos em SMS/e-mail, entre outros). Se você ainda não tem essa opção ativa, não perca tempo e se proteja.
Se você foi vítima do estelionatário digital e transferiu os valores, saiba que a devolução desse dinheiro é bastante complicado, visto que o saque do dinheiro transferido é feito quase que imediatamente e seu banco não poderá lhe ajudar a reter o montante na conta bancária beneficiária.
Bom, espero que possa ter ajudado o(a) leitor(a) sobre como podemos agir se o WhatsApp for invadido por algum criminoso. Siga as dicas e muito cuidado com os criminosos digitais, pois o número vem numa crescente gigantes. Um abraço!
Por Sérgio Sahdo Meireles Junior
Advogado, graduado em Direito pela Faculdade Martha Falcão; Wyden e pós-graduado em Ciências Criminais pelo Complexo de Ensino Renato Saraiva (CERS) – Estácio.
Email: sergiomeirelesjr@gmail.