*Da Redação Dia a Dia Notícia
A União das Associações Europeias de Futebol (Uefa) anunciou a transferência da final da Liga dos Campeões da cidade russa de São Petersburgo para Paris, capital da França. A decisão foi comunicada nesta sexta-feira (25/02) e ocorre após a invasão da Ucrânia pelo país liderado por Vladmir Putin.
O órgão comandante do futebol europeu também informou que os jogos em casa dos clubes e seleções da Ucrânia e da Rússia que competem nas ligas gerenciadas pela Uefa deverão ser disputados em localidades neutras até segunda ordem.
The 2021/22 UEFA Men’s Champions League final will move from Saint Petersburg to Stade de France in Saint-Denis.
The game will be played as initially scheduled on Saturday 28 May at 21:00 CET.
Full statement: ⬇️
— UEFA (@UEFA) February 25, 2022
O porta-voz do governo russo, Dmitry Peskov, disse que a decisão era “uma pena” e que “São Petersburgo poderia ter proporcionado todas as condições favoráveis para a realização deste festival de futebol”.
No lado oposto, a secretária da Cultura do Reino Unido, Nadine Dorries, apoiou a decisão da Uefa de “retirar de São Petersburgo a realização da final da Liga dos Campeões deste ano”.
“A Rússia não deve ser autorizada a explorar eventos esportivos e culturais no cenário mundial para legitimar seu ataque não provocado, premeditado e desnecessário contra um Estado democrático soberano”, afirmou Nadine.
A entidade dirigente também agradeceu ao presidente da França, Emmanuel Macron, por seu “apoio pessoal e compromisso” ao assumir a sede da final do torneio.
*com informações de Reuters