Dois anos de isolamento social podem causar vários reflexos em um indivíduo. No nível biológico, os hormônios ligados ao estresse podem aumentar, causando mais ansiedade. Sendo assim, a interação social pós-pandemia tende a ser difícil e trabalhosa para muitas pessoas.
No artigo a seguir, vamos te ajudar a encontrar algumas formas de se voltar à “normalidade” e conseguir sair e conversar com amigos novamente. Aprenda a vencer a ansiedade e o medo de interações em um mundo sem máscaras.
Em primeiro lugar, tenha em mente que você não é a única pessoa com problemas de interação social pós-pandemia. Sendo assim, seus amigos podem estar tão ansiosos ou desconfortáveis quanto você em uma primeira experiência.
Saber que não é o único a passar por um problema te ajuda a não se sentir culpado. Nas primeiras interações em grupo, tente entender os seus limites e respeitar até onde consegue ir.
Ao mesmo tempo, também é essencial começar com calma. Por isso, pode ser uma boa ideia escolher como primeiro evento um espaço aberto e com poucas pessoas.
Uma boa forma de lidar com a ansiedade é gradualmente. Sendo assim, caso esteja com problemas para ter interação social pós pandemia comece com calma. Todas as vezes que você sair com um grupo de pessoas tende a criar mais tolerância.
A prática irá te ajudar a vencer situações que antes pareciam ser fonte de muita ansiedade. Por isso, o importante é não desistir nas primeiras tentativas, por mais que estas possam ter sido um pouco constrangedoras.
Por fim, tente procurar amigos próximos e pessoas que tenham mais confiança para realizar as primeiras interações sociais. É comum que em meio a estranhos um indivíduo fique mais ansioso. Sendo assim, agora é o momento ideal para rever velhos amigos.
Por Danilo Bauer
Hipnoterapeuta Clínico especialista em Hipnose Clínica, Verbal e Não Verbal, Master Trainer em PNL – Programação Neurolingüística, Execultive e Life Coach e Mestre Faixa Vermelha e Preta 7° DAN BJJ.
Aficionado na mente humana, casado, pai de 3 filhos e avô. Após uma de minhas filhas passar por uma fase muito desafiadora, ao ponto tentar desistir de viver, resolvi me especializar em comportamento humano para entender os motivos pelos quais à levam a tomarem decisões impensadas. Iniciei minha trajetória há 7 anos nas áreas de Terapia Cognitiva Comportamental, Desenvolvimento Pessoal, Comportamental, Humano e Profissional. Desenvolve abordagem com ferramentas de Constelação Familiar e Sistêmica, Regressão de Emoções, Jornada do Herói, Estratégia Disney, Alinhamentos Neurológicos, Hipnose Clínica, Verbal e Não Verbal, Programação Neurolinguistica – PNL, entre outros com varias formações, conquistas nacionais e internacionais. Mais de 5.900 horas de atendimentos, fazendo a diferença em mais de 1.100 vidas transformadas e atuando em três Países (Brasil, Estados Unidos e Portugal) com atendimentos online e presenciais.
www.danilobauer.com.br
E-mail: [email protected]
Instagram: @danilobauercoach