*Da Redação Dia a Dia Notícia
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de chuvas intensas para 46 dos 62 municípios do estado, nessa sexta-feira (7), incluindo a capital Manaus. O aviso, classificado como “perigo”, prevê tempestades com potencial para alagamentos, quedas de árvores, cortes de energia elétrica e até descargas elétrica.
De acordo com a previsão do órgão de controle, o acumulado de chuvas deve ser entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h). O Inmet também alertou que há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Além disso, o Inmet também aconselhou que em caso de rajadas de vento, não se se deve abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Também aconselhou não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda). Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Chuva histórica
Na última terça-feira (4), Manaus registrou a maior chuva deste ano. Com um volume total de 109,6 mm, conforme dados da estação meteorológica automática do Inmet em Manaus, essa marca também é o maior volume de precipitação desde 25 de abril de 2020.
Municípios que podem ser afetados:
Além da capital amazonense, os municípios que poderão ser afetados são: Alvarães, Anamã, Anori, Apuí, Autazes, Barcelos, Barreirinha, Beruri, Boa Vista dos Ramos, Borba, Caapiranga, Careiro, Careiro da Várzea, Coari, Codajás, Fonte Boa, Humaitá, Iranduba, Itacoatiara, Itapiranga, Japurá, Juruá, Jutaí, Manacapuru, Manaquiri, Manicoré, Maraã, Maués, Nhamundá, Nova Olinda do Norte, Novo Airão, Novo Aripuanã, Parintins, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Santa Isabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira, São Sebastião do Uatumã, Silves, Tapauá, Tefé, Tonantins, Uarini, Urucuará e Urucurituba.