*Da Redação Dia a Dia Notícia
Com dois gols do atacante Bukayo Saka, a Inglaterra goleou o Irã por 6 a 2 na abertura do Grupo B na Copa do Mundo no Qatar, nesta segunda-feira (21). A disputa aconteceu no Estádio Internacional Khalifa.
Os ingleses pressionaram pelo gol desde o início do jogo e quase abriram o placar aos quatro minutos. No lance, um choque de cabeça entre o goleiro iraniano Beiranvand e seu companheiro de equipe Hosseini deixou a partida paralisada por mais de dez minutos. O goleiro chegou a continuar em campo após receber atendimento médico, mas logo precisou ser substituído.
Cinco dos seis gols da Inglaterra foram marcados por jogadores negros, Jude Bellingham, Saka (duas vezes), Sterlling e Rashford. Grealish fechou a goleada. Mehdi Taremi marcou os dois do Irã.
Manifestações também tomaram conta dos gramados. Os jogadores iranianos protestaram ao optarem por não cantar o hino nacional do país, em uma aparente demonstração de apoio as manifestações em seu território. Os protestos foram desencadeados pela morte de uma jovem sob custódia da polícia moral.
Já a seleção inglesa se ajoelhou, como fazem antes de todas as partidas desde o assassinato de George Floyd, em junho de 2020, nos Estados Unidos. A morte do homem negro, asfixiado por agentes policiais, impulsionou uma série de protestos ao redor do mundo, sob a bandeira do movimento “Black Lives Matter”.