Search
booked.net
Search
Close this search box.

Inflação do Brasil é a menor que a dos EUA pela primeira vez na história

Paulo Guedes, Ministro da Economia. Foto: Instagram

*Da Redação do Dia a Dia Notícia

O Brasil fechou o mês de setembro com 7,17% de inflação, de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A porcentagem ficou pela primeira vez na história menor que nos Estados Unidos da América (EUA), tendo em vista que, no mesmo período, os americanos mediram 8,2% no Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês).

A inflação para o consumidor americano está um ponto porcentual maior do que ao brasileiro. Os motivos para isso acontecer nos EUA são os custos da energia e dos alimentos, que fecharam em 19,8% e 11,2%, respectivamente em setembro.

Além disso, no Brasil, houve deflação nos setores de energia e combustíveis, segundo dos dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O custo da eletricidade para as residências caiu para -17,51%, enquanto para combustíveis, teve variação na média de -9,98%.

Mesmo com o crescimento do preço da energia, isso foi menor em comparação ao mês anterior nos na América. No mês de agosto, de acordo com a BIS, o aumento de 12 meses para a energia chegou a 23,8%.

É válido dizer que o IPCA é calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),enquanto o CPI é o resultado publicado pela Secretaria de Estatísticas Trabalhistas (BIS, na sigla em inglês) dos EUA.

Brasil na frente dos americanos pela primeira vez na história

De acordo com o economista-chefe da G11 Finance e professor do curso de Economia e Finanças da Universidade Mackenzie, Hugo Garbe, esta é a primeira vez que inflação do Brasil é menor que a dos EUA.

“Isso jamais ocorreu na série histórica”, afirmou Hugo

Ainda segundo o professor isso “é um reflexo do pós-pandemia, um desequilíbrio de oferta, essencialmente”. Ele chegou a abordar as gestões econômicas dos países.

“Por outro lado, demonstra a ‘inexperiência’ dos economistas americanos a lidar com a inflação. Eles só começaram a implementar uma política monetária contracionista — aumento de juros — no primeiro trimestre de 2022, quando o aumento dos preços por lá já dava sinais de que viria forte. Aqui no Brasil, começamos a aumentar um ano antes, em meio uma série de críticas de parte do mercado. Hoje sentimos os efeitos benéficos do ‘remédio’ dado na hora certa”, relatou Garbe.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.