*Da Redação Dia a Dia Notícia
Pela primeira vez na história, um deserto na Arábia Saudita foi coberto por neve. O raro fenômeno ocorreu na região de Al-Jawf, na fronteira com a Jordânia, após intensas chuvas e granizo atingirem a área.
Segundo a agência de notícias estatal da Arábia Saudita, a neve caiu no último sábado (2). A previsão para os dias seguintes era de formação de tempestades, ventos fortes e chuvas torrenciais.
O país é conhecido pela paisagem árida, com temperaturas que costumam ficar acima dos 30°C durante o dia.
De acordo com a Saudi Press Agency, desde o último dia 30, uma intensa chuva de granizo atinge a região. Devido ao volume de gelo, áreas montanhosas ficaram branquinhas e encobertas de neve.
As imagens feitas por pessoas que passaram pelo local mostram como a areia ,que costumavam ser douradas, tomada pelos flocos que ainda se acomodavam. Pessoas saíam de seus carros para tocar a neve.
O deserto de Al-Nafūd pode chegar a 55°C em alguns pontos, o que torna a formação de gelo no local ainda mais surpreendente. Segundo o departamento meteorológico da Arábia Saudita ainda há alerta de tempestades, com ventos fortes.
Apesar de ser a primeira vez no local, em 14 de outubro, o Centro Nacional de Meteorologia (NCM, da sigla em inglês) dos Emirados Árabes Unidos emitiu um alerta sobre chuvas, tempestades e granizo potencial em algumas áreas.
O departamento meteorológico atribuiu esses padrões climáticos à extensão dos sistemas de baixa pressão no Mar Arábico, que se movem em direção a Omã. Os Emirados Árabes Unidos também emitiram alertas semelhantes em 10 de outubro, preparando os moradores para mais chuvas e tempestades.
*Com informações da CNN e Portal Terra