*Victoria Cavalcante – Da Redação do Dia a Dia Notícia
O indigenista Bruno Araújo Pereira recebeu uma homenagem durante a inauguração do Cartório Eleitoral de Atalaia do Norte (a 1.620 quilômetros de Manaus), realizada na última quinta-feira (11), no município.
O Cartório da 42ª da Zona Eleitoral leva o nome do indigenista, e durante o evento, Warney Kanamary, representante da União dos Povos do Vale do Javari (Univaja), entoou uma canção em seu idioma natal, como uma homenagem a Bruno e em agradecimento aos trabalhos dele pelos povos indígenas.
Bruno Pereira e o jornalista britânico Dom Phillips foram assassinados no dia 5 de junho na região do Vale do Javari, no interior do Amazonas, em uma zona de conflito de invasão de garimpeiros que ameaçam as terras indígenas.
Os desembargadores Jorge Lins e Carla Reis, presidente e vice-presidente e corregedora do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), respectivamente, conduziram a solenidade de inauguração em reconhecimento à colaboração de Bruno para a instalação de novas seções eleitorais em áreas do Vale do Javari, em aldeias indígenas.
De acordo com o TRE-AM, Bruno foi responsável pelo protagonismo político das comunidades locais, que antes não eram inseridas no contexto político do Brasil, enfrentando diversas dificuldades para exercer o direito ao voto, que foi revertido graças ao trabalho do indigenista e o planejamento e execução da Justiça Eleitoral, e agora a região tem 7 seções eleitorais.