Search
booked.net
Search
Close this search box.

Indígenas se escondem na floresta após novo ataque a tiros de garimpeiros

Um grupo de garimpeiros encapuzados invadiu e atirou contra casas na comunidade de Korekorema, na região de Palimiú, na Terra Yanomami, que sofre uma sequência de conflitos desde o dia 10 de maio. Os indígenas precisaram se esconder na floresta, e até o momento, não há informações sobre feridos, segundo a Hutukara Associação Yanomami (HAY).

O novo ataque foi por volta das 21h dessa quarta-feira (16). Conforme o documento, assinado pelo vice presidente da HAY, Dário Kopenawa, o “episódio se soma à infindável sequência de ataques armados sofridos pelos indígenas, desde o início do ano e ao recente ataque em Maikohipi”, no dia 5 de junho, segundo o G1.

A comunidade fica às margens do rio Uraricoera, no Norte do estado, trajeto usado pelos invasores para chegar até os acampamentos no meio da floresta.

Já na quarta-feira (16), o Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria de votos favoráveis a determinar ao governo federal adoção imediata de medidas necessárias para garantir proteção da vida, da saúde e da segurança das populações indígenas nas terras Yanomami e Munduruku, no Pará, que também sofre com uma onda de ataques de garimpeiros.

Sequência de ataques

Em três semanas, a região já foi vítima de quatro ataques. No dia 5 de junho, invasores, que estavam a bordo de quatro barcos, atacaram a comunidade de Maikohipi com bombas. Três dias após, em 8 de junho, indígenas voltavam de uma caçada, quando foram recebidos a tiros pelos garimpeiros. Eles precisaram mergulhar na água para não morrerem.

Na quinta-feira (10), os invasores chegaram a matar um cachorro da comunidade e fizeram novas ameaças a indígenas que vivem na comunidade Maikohipi. Nesse domingo (13), os garimpeiros atiram novamente contra indígenas da Terra Yanomami. Todos os ataques foram relatados pela HAY.

A Terra Yanomami é a maior reserva indígena em extensão territorial do Brasil, com quase 10 milhões de hectares. Ela fica entre os estados de Roraima e Amazonas e tem mais de 360 comunidades.

Cerca de 27 mil indígenas vivem na região, alvo de garimpeiros que invadem a terra em busca da extração ilegal de ouro. Estima-se, que mais de 20 mil garimpeiros estão infiltrados no local.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.