Search
booked.net
Search
Close this search box.

Indígenas denunciam Bolsonaro no Tribunal Internacional de Haia por genocídio

Lideranças de povos indígenas representadas pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) apresentam nesta segunda-feira, 9, uma denúncia contra Jair Bolsonaro no Tribunal Penal Internacional de Haia.

A Apib acusa o presidente de cometer genocídio contra os indígenas brasileiros, omissão na gestão ambiental e ecocídio, quando se comete crime contra o planeta ou o meio ambiente. A informação é do jornal O Globo.

Segundo a reportagem, o documento que será entregue possui mais de 300 páginas com fatos e depoimentos que comprovariam a atuação criminosa de Bolsonaro. A Apib sustenta que o atual presidente desmontou as estruturas de proteção ambiental e demarcação de terras, desencadeando invasões, explorações ilegais, queimadas e desmatamentos.

“São fatos e depoimentos que comprovam o planejamento e a execução de uma política anti-indígena explícita, sistemática e intencional encabeçada pelo presidente Jair Bolsonaro”, destaca um trecho da denúncia que será entregue ao Tribunal.

O documento ainda reúne ações do governo federal e todas as declarações do presidente desde 2019 que, segundo a Apib, incentivaram diretamente a invasão, o garimpo e a exploração de terras indígenas.

O relatório da Apib destaca seis etnias diretamente afetadas pela política genocida: o povo Munduruku, os Yanomami, os Tikuna, os Guarani-Mbya, os Kaingang e os Guarani Kaiowá.

Caso o Tribunal considere que os elementos são suficientes para abrir um inquérito e fique comprovado que Bolsonaro cometeu os crimes, o presidente pode sofrer medidas cautelares e até prisão preventiva.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.