Na tarde desta terça-feira (07), a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) informou que três indígenas foram confirmados com o novo coronavírus. Até o último final de semana, apenas uma indígena estava comprovadamente contaminada, sendo também o primeiro caso no país.
Moradores do município de Santo Antônio do Içá, todos os três casos são da etnia Kokama. Uma jovem de 20 anos foi o primeiro caso confirmado. Ela é agente de saúde e contraiu a doença, após ter contato com um médico. A família da jovem encontra-se em isolamento, com um parente também contaminado. O terceiro caso na região é um homem de 37 anos.
Para contenção da pandemia, a atuação nas aldeias indígenas se dá por meio dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dseis), coordenados pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai). Ambulância terrestres, “ambulanchas” e UTIs aéreas estão preparadas caso seja necessária a internação de um dos indígenas, segundo a FVS. Cerca de 10 mil testes rápidos irão ser entregues para Santo Antônio do Içá na próxima semana, de acordo com previsão do órgão.