Manaus, terça-feira 27 de janeiro de 2026
Pesquisar

booked.net

Índia registra novo surto do vírus Nipah e coloca países vizinhos em alerta

Foto: Divulgação

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

A Índia voltou a registrar um surto do vírus Nipah, patógeno altamente letal que circula na Ásia desde 1999, levando autoridades a colocarem cerca de 110 pessoas em quarentena no estado de Bengala Ocidental. O alerta foi acionado após dois profissionais de saúde contraírem a doença no início de janeiro e reacendeu a preocupação global, com países vizinhos reforçando medidas de segurança nessa segunda-feira, 26, inclusive em aeroportos, para conter uma possível disseminação do vírus.

O vírus Nipah pode causar infecções respiratórias agudas e inchaço do cérebro (encefalite). Ele é transmitido entre humanos e também de animais para pessoas, principalmente por morcegos e porcos. Atualmente, não há vacina nem tratamento específico.

Novo surto

Segundo informações da BBC Thai, o novo surto acendeu o alerta em países vizinhos, como na Tailândia, onde o Ministério da Saúde anunciou, na segunda-feira, 26 de janeiro, protocolos de vigilância e medidas de triagem em três aeroportos internacionais com voos provenientes de Bengala Ocidental: Don Mueang, Suvarnabhumi e Phuket.

Em Phuket, que recebe cinco voos diretos por semana da área afetada, houve reforço na limpeza de áreas comuns e na coordenação com postos de controle de doenças transmissíveis. Em Suvarnabhumi, 332 passageiros vindos da Índia foram examinados, sem registro de casos suspeitos. Até o momento, não há infecções por Nipah confirmadas na Tailândia.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) inclui o Nipah na lista de doenças prioritárias para pesquisa, ao lado de Ebola, Zika e covid-19, devido ao seu potencial de causar uma epidemia global.

Como o vírus se espalha

Segundo a OMS, além da infecção por animais, também pode ocorrer que alimentos causem contaminação, pelo contato direto com pessoas infectadas. Surtos acontecem quase todos os anos em partes da Ásia, sobretudo em Bangladesh e na Índia. Em episódios anteriores, a origem mais provável foi o consumo de frutas ou produtos derivados, contaminados com urina ou saliva de morcegos infectados. Os morcegos frugívoros são considerados os principais reservatórios naturais do vírus.

 

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.