Search
booked.net
Search
Close this search box.

Incentivando produção agrícola, Governo do Amazonas inaugura Anel Viário de Humaitá

Foto: Divulgação
*Da Redação Dia a Dia Notícia

Com mais de R$ 75 milhões investidos, o Governo do Amazonas inaugurou, nesta quinta-feira (22/09), o Anel Viário de Humaitá (a 590 quilômetros de Manaus), uma obra que contempla 11,58 quilômetros de vias interligando a cidade de Porto Velho (RO), por meio da BR-319, ao porto graneleiro da cidade. Melhorando o escoamento da produção agrícola, principalmente da soja, a intervenção é considerada o maior investimento em infraestrutura do município.

Foto: Divulgação

De acordo com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), a obra chamada de “cinturão da soja” contempla a construção de pistas de rolamento com 10 metros em mão dupla com 1,5 metro de acostamento, além da construção de uma ponte de 20 metros. As vias também foram pavimentadas e contam com sinalização vertical e horizontal, seguindo o padrão do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

“O objetivo mais importante é o desenvolvimento da região de Humaitá, o desenvolvimento agrícola, porque nós estamos transferindo os veículos da BR-319, da BR-230 (Transamazônica), que passam por dentro da cidade e estão sendo agora desviados para os portos graneleiros. É uma obra de infraestrutura, mobilidade, uma obra que vai aumentar a produção rural, uma obra de desenvolvimento, uma das mais importantes obras do estado do Amazonas”, destacou Carlos Henrique Lima, titular da Seinfra, acrescentando que a obra iniciou no final de 2018 e gerou 493 empregos.

O prefeito de Humaitá, Dedei Lobo, ressaltou que a magnitude do Anel Viário de Humaitá supera estados vizinhos no quesito de infraestrutura voltada para o setor primário. Com o desenvolvimento da fronteira agrícola, ele afirma que o agronegócio se torna uma realidade para o Amazonas.

“Muda tudo, mudam os investimentos, os investidores estão chegando. Aqui temos portos e (a obra) está ligando aos portos para o transporte de soja, de grãos e cereais, cargas e descargas e mercadorias que vão para a Zona Franca de Manaus, e na volta vão para o Sul e o Sudeste. É um anel viário que tem um alcance muito grande na economia do Amazonas”, afirmou o prefeito.

Economia

Além da produção da soja, o Anel Viário de Humaitá beneficiará diretamente outras cadeias produtivas, como a agropecuária e a indústria da criação de peixes já existentes no município, inclusive oriundos de Manaus. O comércio no município também deve ser favorecido ao atrair clientes que utilizarão o “cinturão da soja” como principal trajeto.

A produtora rural e empresária, Eliete Moreira, de 45 anos, possui um restaurante em Humaitá. Ela afirma que a intervenção será um desafogo para diversos trabalhadores que vivenciavam a dificuldade de trafegar pelo local.

“O Anel Viário veio trazer bastante benefício para o município, para a questão do desenvolvimento, não só para os produtores locais como para os comerciantes, para os carreteiros que vêm aqui, mas vão consumir na cidade, e acreditamos muito no agro que está chegando na nossa cidade”, declarou.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.