*Da Redação Dia a Dia Notícia
O Ministro da Segurança Pública do Chile, Luis Cordero Vega, confirmou que os incêndios florestais que atingem as regiões de Ñuble e Bio Bío deixaram 16 mortos até este domingo, 18, e forçaram a evacuação de 50 mil pessoas. Em resposta à crise, o governo chileno decretou estado de emergência nas duas regiões mais afetadas.
O presidente do Chile, Gabriel Boric, anunciou em publicação na rede social X a decretação de estado de emergência nas regiões de Ñuble e Biobío, que concentram o maior número de ocorrências. As duas regiões ficam a cerca de 500 km ao sul de Santiago.
O país enfrenta condições climáticas extremas desde o início de 2026, com ondas de calor que têm intensificado os incêndios florestais devastadores. Uma força-tarefa trabalha para controlar as chamas, enquanto a agência chilena de gestão de desastres, Senapred, realizou coletiva transmitida pelo X, detalhando os esforços e os desafios para conter o fogo.
Atualmente, os bombeiros enfrentam 14 focos de incêndio nas regiões afetadas. O epicentro da tragédia está em Penco e Lirquén, em Concepción, onde várias casas foram completamente destruídas.
