*Da Redação do Dia a Dia Notícia
O grande incêndio que atinge o Distrito Industrial II, na zona Leste de Manaus, persiste desde a terça-feira (5) até as primeiras horas, desta quarta-feira (6), consumindo as fábricas da Effa Motors e da Valflm da Amazônia. O combate às chamas já se estende por mais de 20 horas e o fogo ainda não foi completamente controlado, conforme informou o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM).A Valfilm da Amazônia atua na produção, transformação e reciclagem de plástico.
A complexidade da ocorrência se deve aos materiais altamente inflamáveis e tóxicos que alimentam as chamas, como veículos, pneus, combustíveis e plásticos industriais. Para enfrentar a situação, o CBMAM mobilizou um grande efetivo: 148 militares e 26 viaturas, incluindo veículos especializados como Auto Bomba Tanque e Auto Bomba Plataforma.
Acionado às 12h10, o Centro de Operações Bombeiro Militar (Cobom) agiu rapidamente, com a primeira viatura chegando ao local em apenas 12 minutos. Para potencializar o combate, as equipes estão utilizando, além de água, Líquido Gerador de Espuma (LGE) e uma aeronave remotamente pilotada (ARP). A operação continua em andamento, e novos detalhes serão divulgados após o incêndio ser totalmente controlado.
Ver essa foto no Instagram
Empresa Effa Motors
A Effa Motors é uma montadora pioneira no segmento de veículos utilitários com fábrica própria no Brasil. A unidade em Manaus ocupa uma área de 30 mil metros quadrados, emprega 120 funcionários e opera em dois turnos.
Segundo a Suframa, a empresa iniciou as operações na capital em 2007, mas passou a produzir veículos utilitários a partir de 2014 com foco na renovação de produtos e reposicionamento no mercado. Em 2024, a fábrica produziu 1.900 veículos. A meta é alcançar 15 mil unidades por ano até 2030.
Atualmente, a linha de montagem inclui três modelos de utilitários — cabine simples, cabine dupla e furgão — voltados para o transporte de carga. Entre os veículos comercializados no Brasil estão as picapes K01 (1.0, cabine simples), K02 (1.0, cabine dupla), V21 (1.3, cabine simples) e V22 (1.3, cabine dupla).
Leia mais: Vídeos de incêndio em fábrica viralizam nas redes e assustam moradores de Manaus
Leia mais: Incêndio em fábrica de Manaus segue intenso e deve avançar pela madrugada
Leia mais: Incêndio em fábrica de Manaus já dura seis horas e mobiliza equipes de emergência
