A utilização de raios X para diagnóstico em odontologia possui grande importância na prática clínica. De acordo com a ADA (Associação dental americana), as radiografias dentárias são ferramentas úteis e necessárias para o diagnóstico e tratamento de patologias orais, como a cárie, doença periodontal e outras.
A radiologia odontológica continua sendo a principal fonte de exames complementares para estabelecer diagnóstico e o melhor plano de tratamento, além do exame clínico e anamnese, os exames complementares, como radiografias são de suma importância.
Três fontes de informação são frequentemente utilizadas pelo cirurgião-dentista para se chegar a um correto diagnóstico: exames clínicos, radiográficos e laboratoriais.
O objetivo dos exames complementares, especialmente do exame radiográfico, são:
1- identificar a presença ou ausência de doença ou agravo;
2- fornecer informações da natureza e extensão da doença;
3-possibilitar a formação de diagnósticos diferenciais.
Na odontologia, os dois tipos de radiografias mais utilizadas são as periapicais (intrabucais) e as panorâmicas (extrabucais).
O objetivo principal do exame radiografico intrabucal (periapical), independente da técnica (bissetriz ou paralelismo) usada, é proporcionar uma visão de conjunto das estruturas do órgão dentário, ou seja, presença de pequenas alterações, como cárie e lesões periapicais.
A radiografia panorâmica é um exame de imagem extra bucal, bastante útil e necessário no diagnóstico e tratamento de patologias orais,planejamento protetico, acompanhamento ortodôntico e entre outros.
Seu uso tem se difundido cada vez mais, pelas vantagens que oferecem, é o exame dos arcos dentários em uma única tomada radiográfica,apresentam praticidade, economia e efeitos biológicos reduzidos, quando associadas a um correto exame clínico são de grande valor a saúde do paciente.
As radiografias são imagens ou projeções bidimensionais, não projetam profundidade. São projeções de sombras em áreas que variam de tonalidade entre preto e branco.
No Brasil, é obrigatório o uso de aventais plumbiferos de modo a proteger a tireoide, o tronco e as gonadas dos paciente durante o exame, assim como as paredes do local devem ser revestidas de chumbo para total proteção do paciente.
É importante registrar que para o eficaz atendimento e funcionamento dos aparelhos radiograficos, é necessária manutenção periódica/preventiva dos aparelhos.
Referências
1- Moura, L. B.; Blasco, M. A. P. – Exames radiográficas solicitados no atendimento inicial de pacientes em uma faculdade de odontologia brasileira.
Rev. Odont. UNESP. 2014 July-Aug.: 43(4):252-257
2- Santos, K. C.; Hesse, D. – Avalicao de radiografias panorâmicas objetivando o cotejamento entre os motivos da solicitação e eventuais achados radiográficas.
Rev. Inst. Cien. Saúde 2007;25(4):419-22.
3- Filho, N. S. – Radiologia Odontológica, princípios de interpretação. São Luís, 2014.