Manaus, sexta-feira 9 de janeiro de 2026
Pesquisar

booked.net

Implante contraceptivo no braço passa a ser oferecido na rede pública de saúde de Manaus

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

A rede pública de saúde de Manaus passou a ofertar um novo método contraceptivo de longa duração: o implante subdérmico de etonogestrel. Nesta fase inicial, o atendimento é prioritariamente direcionado a adolescentes a partir de 14 anos e a mulheres em situação de vulnerabilidade social. Confira os locais onde o serviço está disponível.

Manaus recebeu 7.760 unidades do implante, enviadas pelo Ministério da Saúde. O método é aplicado sob a pele do braço por um profissional de saúde e tem eficácia superior a 99% na prevenção da gravidez. O implante age por até três anos e pode ser retirado a qualquer momento, caso a mulher deseje engravidar.

A prioridade é atender públicos que enfrentam maiores dificuldades de acesso aos serviços de saúde, como pessoas em situação de rua, indígenas, migrantes, mulheres vivendo com HIV, homens trans e adolescentes. Para esses grupos, a gravidez não planejada representa riscos ainda maiores, tanto para a mãe quanto para o bebê.

O implante é considerado um método contraceptivo de longa duração e ajuda a reduzir casos de gravidez não intencional, além de contribuir para a diminuição da mortalidade materna, fetal e infantil. Por não depender do uso diário ou mensal, o método também garante mais autonomia à mulher sobre o planejamento da própria vida reprodutiva.

Lugares disponível

Atualmente, o implante contraceptivo pode ser solicitado em nove unidades de saúde distribuídas pelas zonas urbana e rural da capital. Para ter acesso ao método, é necessário passar por uma consulta médica. No caso das adolescentes, é exigido o acompanhamento de um responsável legal.

Na zona Sul, o serviço foi implantado na USF Dr. José Rayol dos Santos, avenida Constantino Nery, s/n, Flores.

Na zona Oeste, o atendimento pode ser feito nas USFs Silvio Santos (rua Teotônio Vilela, s/n, Compensa) e Adalgiza Barbosa de Lima (rua Laguna, s/n, Lírio do Vale) e no Ambulatório de Planejamento Reprodutivo da Maternidade Moura Tapajóz, na avenida Brasil, 1.335, Compensa.

Na zona rural, a população pode ser atendida na Unidade de Saúde Pau-Rosa, no ramal do Pau-Rosa, s/n, entrada do quilômetro 21 da BR – 174, assentamento Tarumã-Mirim.

Na zona Leste, o serviço foi implantado nas USFs José Avelino Pereira, (rua Cravinho, s/n – Jorge Teixeira) e Amazonas Palhano (rua Antônio Mathias, s/n, São José).

As USFs Armando Mendes, na rua Aragarças, 786, conjunto Manôa, Cidade Nova; e Professor Carlson Gracie, na avenida Curaçao, s/n, Nova Cidade, atendem a população da zona Norte.

Durante a consulta, o médico avalia se o implante é indicado para cada paciente, já que o método é hormonal e possui contraindicações. Mulheres grávidas ou em tratamento de câncer de mama, por exemplo, não podem utilizar o implante. Outras condições de saúde devem ser analisadas individualmente.

Além do implante subdérmico, a rede pública de saúde segue oferecendo outros métodos contraceptivos, como DIU, pílulas, injeções e preservativos, que também protegem contra infecções sexualmente transmissíveis.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.