*Da Redação Dia a Dia Notícia
O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) afirmou que são falsas as alegações de que agentes de trânsito estariam instalando câmeras de fiscalização eletrônica de velocidade – os famosos radares ou corujinhas – na cidade de Manaus. Em nota, o órgão da Prefeitura de Manaus informou que as câmeras são apenas de monitoramento, e não as utilizadas para autuações.
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um homem afirmando que agentes do IMMU estariam instalando um radar no bairro Japiim, zona Sul da capital. A Prefeitura desmentiu a informação.
“Informamos ainda que, no momento em que estes redutores de velocidade forem implantados, a Prefeitura fará ampla divulgação, mostrando transparência no trato com a coisa pública”, diz nota divulgada pela Prefeitura de Manaus.
O intuito das câmeras é apenas monitorar o trânsito. Recentemente, a Prefeitura de Manaus passou a permitir que a população tenha acesso às câmeras de trânsito por meio do site oficial do executivo municipal.
Mais fakes
Outras imagens que estariam tentando corroborar a tese de instalação de radares também não são verdade. Nas imagens, recortadas para postagem em Instagram, estariam as localizações de futuros radares.
Contudo, tratam-se de postagens antigas. As imagens utilizam a logo que foi utilizada pela Prefeitura de Manaus durante o primeiro mandato do ex-prefeito Arthur Virgílio Neto (sem partido), entre 2013 e 2016.
A logo utilizada pela Prefeitura de Manaus na gestão de David Almeida (Avante) possui outro esquema de fontes e de cores.