*Da Redação Dia a Dia Notícia
Carlo Acutis, conhecido como o ‘padroeiro da internet’, será canonizado, neste domingo (7), tornando-se o primeiro santo da geração millennial. A cerimônia, a primeira do pontificado de Leão XIV, acontece após ter sido adiada em razão da morte do papa Francisco. O jovem italiano, que morreu em 2006 aos 15 anos vítima de leucemia, teve dois milagres reconhecidos oficialmente pela Igreja, sendo o primeiro registrado em 2010, em Campo Grande (MS).
Quando um menino com malformação no pâncreas foi curado após tocar em uma relíquia de Acutis; o segundo, em 2022, na Costa Rica, envolvendo a recuperação de uma jovem após grave acidente de bicicleta.
A canonização segue três etapas: reconhecimento de virtudes heroicas, beatificação com o primeiro milagre e aprovação de um segundo milagre para a canonização. A beatificação de Acutis ocorreu em 2020, com a comprovação do milagre brasileiro.
Carlo cresceu em Milão, em família abastada, mas dedicou-se desde cedo à caridade. Auxiliava moradores de rua, idosos, pessoas com deficiência e colegas em dificuldades escolares, além de se envolver em atividades religiosas e comunitárias.
O processo de canonização reconhece Acutis como exemplo de fé e serviço aos outros, e sua devoção se estende ao mundo digital, onde produzia conteúdos sobre a fé católica, reforçando seu apelido de “padroeiro da internet”.
