A imunização contra a covid-19 dos grupos prioritários de idosos entre 65 e 69 anos começou nesta segunda-feira (1º), em Manaus, no Amazonas. O calendário segue o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, e vai atender a população por faixas etárias, em ordem decrescente, a começar pelo grupo que tem 69 anos completos, conforme a matéria do UOL.
De acordo com dados divulgados pela prefeitura, serão aplicadas 64.440 mil doses da CoronaVac e AstraZeneca. As vacinas serão destinadas também para idosos entre 60 e 64 anos, que fazem parte das novas remessas do Ministério da Saúde para Manaus.
Para atender ao público, os postos de imunização vão funcionar de segunda a sábado, das 9h às 16h, para idosos e trabalhadores da saúde.
Outras 14.500 doses do imunizante distribuído pelo Instituto Butantan foram entregues para vacinar com a primeira e a segunda dose um total de 6.905 pessoas de 60 a 64 anos, que representam 10% dos idosos nessa faixa de idade residentes em Manaus. Outros 5% dos imunizantes foram destinados para reserva técnica.
Nesta etapa da campanha de vacinação, os idosos entre 69 e 65 anos serão vacinados de segunda até sexta-feira. O sábado será reservado para vacinar os que não puderam comparecer aos postos durante o período. Na próxima semana, as 6,9 mil pessoas do grupo etário entre os 60 e 64 anos serão atendidas, conforme um cronograma que será divulgado posteriormente, de acordo com a Secretaria de Saúde de Manaus.
O atendimento aos novos grupos pode ser agendado de forma eletrônica pelo sistema Imuniza Manaus. Na plataforma é possível realizar o cadastramento dos idosos apenas para adiantar o processo de imunização nos postos de vacina. Os idosos que não conseguirem se cadastrar pelo site poderão comparecer normalmente para receber a dose.
Aqueles que estiverem dentro da faixa de idade a ser vacinada devem comparecer aos postos de atendimento portando documento de identidade original com foto e CPF, tendo ou não realizado o cadastro antecipado pelo sistema do Imuniza Manaus.
Aglomeração nos postos de vacina
O posto de vacinação contra a covid-19 localizado no Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, em Cidade Nova, na zona norte de Manaus, teve uma grande movimentação de idosos hoje.
O local é um dos pontos de vacinação de idosos. De acordo com a TV Globo, aposentados tiveram que esperar para receber a primeira dose do imunizante.
Confira o cronograma e os postos de vacinação em Manaus
Cronograma
- Segunda, 1º/3 – Pessoas com 69 anos
- Terça, 2/3 – Pessoas com 68 anos
- Quarta, 3/3 – Pessoas com 67 anos
- Quinta, 4/3 – Pessoas com 66 anos
- Sexta, 5/3 – Pessoas com 65 anos
- Sábado, 6/3 – Pessoas de 65 a 69 que não puderam se vacinar durante a semana
Postos de vacinação em Manaus
Zona Norte
- Complexo de Treinamento de Direção Veicular do Detran – AM
- Avenida Arquiteto José Henriques Rodrigues, 962 – bairro Colônia Terra Nova
- Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola
- Rua Gandú, 119 – bairro Cidade Nova
Zona Sul e Centro-Sul
- Centro Cultural dos Povos da Amazônia
- Avenida Silves, 2.222 – bairro Crespo
- Estacionamento da Universidade Paulista (Unip) – a partir de segunda-feira (1º/3)
- Avenida Mário Ypiranga, 3.490 – bairro Parque Dez de Novembro
Zona Leste
- Clube do Trabalhador do Sesi
- Avenida Cosme Ferreira, 7.399 – bairro São José I
Zona Oeste
- Balneário do Sesc
- Avenida Constantinopla, 288 – bairro Alvorada