*Da Redação do Dia a Dia Notícia
Gal Costa, uma das maiores vozes da música popular brasileira, morreu na manhã desta quarta-feira (9), aos 77 anos. A informação foi divulgada pela assessoria da cantora. Ela havia passado por uma cirurgia para retirar um nódulo na fossa nasal direita.
Maria da Graça Costa Penna Burgos foi uma revolução das vozes e dos costumes na música brasileira desde seu surgimento na cena nacional em meados de 1960. Nesse mesmo período ela foi apresentada a Caetano Veloso, encontro a partir do qual foi criado um vínculo pessoal a artístico que perduraria até sua morte.
Uma característica marcante da cantora é a capacidade de perambular em diversos gêneros musicais. Nascida em Salvador, na Bahia, ela foi uma compositora também eleita pela revista Rolling Stone Brasil como a sétima maior voz da música brasileira em 2012 pois marcou gerações com suas canções inesquecíveis e sua voz impactante.
A artista fazia uma turnê nessa temporada com o show “As várias pontas de uma estrela”, e relembrava grandes sucessos dos anos 80 da MPB. As músicas “Açaí”, “Nada mais”, “Sorte” e “Lua de mel” são algumas das músicas do repertório.
Uma das canções entre muitas das mais marcantes na voz de Gal é “Baby”, lançada em 1969, pela artista. Confira o vídeo: