*Da Redação Dia a Dia Notícia
Astrud Evangelina Weinert, mais conhecida como Astrud Gilberto, morreu aos 83 anos na noite da segunda-feira (5). Em 1965, a cantora, aos 22 anos, se tornou a primeira mulher brasileira indicada ao Grammy Awards e venceu na categoria Música do Ano, por Garota de Ipanema, com o saxofonista americano Stan Getz, na versão em inglês.
Natural de Salvador, Bahia, a artista, que se tornou um dos maiores nomes da bossa-nova, casou-se em 1959 com João Gilberto, com quem teve um filho, João Marcelo Gilberto.
A notícia foi compartilhada pela mulher de João Marcelo, Adriana Magalhães Hoineff, através de uma publicação no Facebook, feita pela neta, Sofia Gilberto.
“Minha vovó Astrud Gilberto fez essa música pra mim, se chama Linda Sofia. Inclusive ela queria que meu nome fosse Linda Sofia. A vida é linda, como diz a música, mas venho trazer a triste notícia que minha avó virou estrela e hoje está ao lado do meu avô João Gilberto. Astrud foi a verdadeira garota que levou a bossa nova de Ipanema para o mundo. Foi a pioneira e a melhor. Aos 22 anos, deu voz à versão em inglês de Garota de Ipanema e ganhou fama internacional. A música, um hino da bossa nova, se consagrou como a segunda mais tocada em todo o mundo principalmente por sua causa”, diz o texto.