*Da Redação Dia a Dia Notícia
O Ibama informou na última quinta-feira (4), que foi prorrogada até o dia 16 de maio, o prazo para envio de proposta para participação em seleção de consultoria com finalidade de fiscalização de obras do Centro de Triagem de Animais Silvestres do Amazonas (Cetas/AM). O processo ocorre no âmbito do Projeto Estratégia Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção – Pró-Espécies: Todos contra a extinção. Os interessados deverão enviar o material requerido para o e-mail [email protected].
Os Cetas são unidades responsáveis pelo recebimento de animais silvestres apreendidos, resgatados ou entregues espontaneamente pela população, com vistas à execução de serviços de identificação, marcação, triagem, avaliação, tratamento, recuperação, reabilitação e destinação desses animais, tendo como objetivo maior a devolução deles para a natureza.
Os Centros atendem demandas da sociedade civil e de instituições de controle ambiental que não possuem unidades similares. A reforma e ampliação dos Cetas ocorre na busca de melhoria da infraestrutura física para garantir condições adequadas no cuidado dos animais, além da segurança da equipe de funcionários e usuários. O período estimado da consultoria é de 250 dias após a assinatura do contrato.
A Estratégia Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e visa adotar e promover ações de prevenção, conservação, manejo e gestão para minimizar ameaças, risco de extinção e melhorar o estado de conservação das espécies ameaçadas. A divulgação dos resultados do Pró-Espécies envolve ações multidisciplinares e interinstitucionais e procura, também, o engajamento de diversos públicos.