*Da Redação do Dia a Dia Notícia
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) divulgou, nessa quarta-feira (24), que aprovou o resultado da simulação da Petrobras na Foz do Amazonas, a última etapa antes da licença ambiental. O Ibama reforça que, para finalizar o processo de elaboração da licença para a exploração de petróleo na área, a Petrobras deve apresentar alguns ajustes.
O teste, realizado em agosto, é considerado pela Petrobras como o último passo antes que o Ibama decida se concederá a licença de perfuração, em águas profundas do Amapá, buscada há anos pela empresa.
Por meio dele, a companhia precisava mostrar sua capacidade de lidar com um eventual acidente com vazamento na região, considerada sensível ambientalmente.
“Comunico à Petrobras que APO realizada foi considerada aprovada pelo Ibama, devendo a operadora apresentar os ajustes requeridos pelo Ibama, para finalização do processo de elaboração da licença de operação para a atividade proposta”, disse parecer técnico do Ibama.
O Ibama considerou, em seu parecer técnico, a robustez da estrutura apresentada, bem como o caráter inédito da atividade executada, “marcada por desafios logísticos relevantes, pela dimensão da estrutura acionada e pela amplitude das vertentes de análise”.
*Com informações do InfoMoney
