Search
booked.net
Search
Close this search box.

Hospital irá conceder Tratamento Fora de Domicílio a pacientes em espera

A Justiça acatou parcialmente a Ação Civil Pública do Ministério Público do Amazonas, na última terça-feira (14), que requereu, pela 58ª Promotoria de Justiça da Saúde, a determinação de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) aos mais de 600 pacientes que aguardam na fila de espera de cirurgias do Hospital Francisca Mendes (HUFM).

O pedido foi proposto em razão da insuficiência de equipamentos médicos, insumos, medicamentos, mão de obra e falhas estruturais do Francisca Mendes. Nesta quarta-feira (15), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde constatou que 435 adultos e 180 crianças aguardam por exames e procedimentos de alta complexidade nas áreas de Cardiologia Intervencionista, Neurologia, Cardiopediatria e Eletrofisiologia.

O Juiz Ronnie Frank Torres Stone julgou parcialmente procedente o pedido do MP, reconhecendo a obrigação de fazer do Estado do Amazonas e da Fundação HUFM, quanto aos pedidos elencados do item 1 ao 11, nos termos da fundamentação, declarando encerrada a fase de conhecimento processual, com resolução do mérito (art. 487, I do CPC).

A despeito de reconhecer a “atuação deficiente do Estado”, para o Juiz “a incompetência do gestor não tem o condão, por si só, de caracterizar o dano moral coletivo”, pleiteado pelo órgão ministerial, mas negado na decisão. “Trata-se de reconhecer a existência de uma proteção deficiente por parte do Estado quanto à prestação da tutela de saúde no âmbito do Hospital Universitário Francisca Medes”, registrou.

Na Ação Civil, o Ministério Público requereu ainda que o Hospital deve: designar enfermaria em outra unidade de saúde para suporte a pacientes sem indicação cirúrgica, aquisição de medicamentos, materiais para a realização de exames e procedimentos de eletrofisiologia, embolização de aneurisma cerebral, angioplastia transluminial e arteriografia vascular, os quais devem ser efetivados nos prazos indicados pelo órgão ministerial.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.