A Secretaria Executiva de Controle Externo esteve no Hospital e Pronto-Socorro Platão Araújo para participar de vistoria e verificar as adequações que estão sendo realizadas na unidade, com o objetivo de ampliar o número de leitos exclusivos para pacientes com covid. A vistoria vai verificar, também, as condições de armazenamento de materiais e condições de trabalho ofertado aos profissionais.
O secretário de Controle Interno da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), Silvio Romano, discutiu com a unidade mudanças nas instalações para refeições e descanso dos profissionais de saúde, além do reforço na higienização e limpeza do local.
“Viemos verificar as condições que a unidade está operando, analisar números, ouvir as equipes de enfermagem e, juntamente com a direção, encontrar as oportunidades de melhorias e melhores soluções para o andamento do local”, reforçou o secretário.
Técnicos da Comissão Estadual de Controle de Infecção em Serviços de Saúde e de vigilância em biossegurança da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) realizaram uma vistoria na unidade para identificar pontos que precisam de atenção e melhor aproveitamento do espaço.
Enfermarias, salas rosas e alojamentos foram visitados pela comissão que fez novas recomendações e orientações. Os pontos críticos identificados serão reorganizados para atender às recomendações da FVS-AM.
Refeições e descanso
Com o crescimento no número de internações, houve a necessidade imediata de ampliação do número de leitos com a utilização de espaços destinados à realização de refeições e do descanso dos profissionais. A unidade está preparando novos ambientes para a acomodação dos profissionais.
Ampliação
O Governo do Amazonas segue trabalhando na ampliação do número de leitos. Em dois meses, houve um acréscimo de 141% na oferta de leitos exclusivos para Covid-19 na rede estadual de saúde, saindo de 457 para os atuais 1.103 leitos. Na UTI, o aumento de leitos foi de 125%, até esta terça-feira (05/01), saindo de 120 no início do plano, em novembro, para os atuais 270. Ainda assim, a SES-AM reforça a importância das medidas de isolamento entre as pessoas, evitando aglomerações e fazendo uso correto de máscara e álcool em gel.
A ampliação da rede contou com leitos em unidades como o Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto, Platão Araújo, Delphina Aziz, Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon) e Hospital Beneficente Português.