Search
booked.net
Search
Close this search box.

Hormônio do sono, melatonina, chega ao Brasil como suplemento

Autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em outubro como suplemento alimentar, a melatonina começa a chegar ao Brasil e ser disponibilizada em farmácias. Segundo o jornal O Globo, a fabricante Macrophytus distribuiu nesta semana 85 mil frascos do hormônio para 4.386 farmácias e 116 distribuidores.

Já o suplemento da fabricante Equaliv já está à venda em diversas regiões do País. A empresa alega que muitas farmácias fizeram pedidos de reposição do estoque.

Conhecida como hormônio do sono, a melatonina atrai pessoas que têm dificuldades para dormir ou dormem mal, mas, de acordo com o neurologista Luciano Ribeiro, coordenador da Unidade de Medicina do Sono do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, de São Paulo, ela é mais indicada para pessoas que trabalham de madrugada ou que viajam para lugares com fuso horário muito diferente do que estão acostumadas.

A melatonina é produzida naturalmente pelo corpo no escuro, do anoitecer até o amanhecer, e está ligada aos ritmos e aos ciclos biológicos de vigília (estar acordado) e sono dos seres humanos.

“Ela é a principal substância de regulação desse ritmo, que define a produção de outros hormônios importantes, como o hormônio do crescimento”, diz Ribeiro. Outras funções do corpo também são controladas pelo chamado ciclo circadiano, que coordena o funcionamento do corpo durante o período de 24 horas.

Como a melatonina funciona?

De acordo com Ribeiro, a melatonina consegue atuar no ritmo do corpo e indicar quando é a hora de dormir. “Assim, um suplemento com a substância pode antecipar o início do sono. Um trabalhador que passa a noite acordado, por exemplo, pode tomar a melatonina ao chegar em casa para sinalizar ao corpo que é a hora de dormir”, diz.

 

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.