*Da Redação Dia a Dia Notícia
Um homem identificado como Mauro Costa, de 22 anos, foi detido nessa sexta-feira (2) no bairro Colônia Antônio Aleixo, zona Leste de Manaus, suspeito de praticar maus-tratos contra um animal ao manter relação sexual com uma cadela. À polícia, o jovem confessou o ato, alegando “curiosidade” e afirmando estar sob efeito de drogas no momento do crime. Como não houve prisão em flagrante, ele foi ouvido e liberado após prestar depoimento.
Após o vazamento do vídeo que continha o abuso, produzido pelo próprio suspeito, o caso foi denunciado anonimamente. A partir das informações recebidas, a Polícia Civil realizou diligências que resultaram na identificação e localização do suspeito, que foi encaminhado ao 6º DIP (Distrito Integrado de Polícia). Segundo a Sepet-AM (Secretaria de Estado de Proteção Animal do Amazonas), a cadela morreu dias após o ocorrido.
Apesar da confissão, Mauro Costa foi liberado após o depoimento, já que não houve prisão em flagrante. A Sepet-AM informou, no entanto, que já solicitou à Justiça a prisão preventiva do investigado.
A prática de zoofilia é considerada maus-tratos extremos e é proibida no Amazonas pela Lei Estadual nº 7.644, sancionada em julho de 2025. Denúncias de maus-tratos a animais podem ser feitas anonimamente pelo Disque Denúncia (181) ou diretamente em delegacias especializadas.
