*Da Redação do Dia a Dia Notícia
Uma ação da Polícia Civil do Amazonas resultou, nessa segunda-feira (22), na prisão de um homem de 37 anos suspeito de cometer maus-tratos contra animais na zona Leste de Manaus. A operação incluiu o cumprimento de mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão no bairro Gilberto Mestrinho.
Segundo a Delegacia Especializada em Meio Ambiente e Urbanismo (Dema), as investigações tiveram início após uma denúncia feita pelo próprio companheiro do suspeito. Os relatos apontam que as agressões contra quatro cães vinham ocorrendo desde 2023.
Conforme explicou o delegado-adjunto Guilherme Antoniazzi, os animais eram submetidos a constantes violências, incluindo agressões físicas e castigos. Ainda de acordo com a apuração, os cães eram mantidos sem acesso adequado à água e alimento, e um deles acabou morrendo durante um episódio de agressão.
Durante a ação policial, quatro cães foram resgatados e encaminhados à Secretaria de Estado de Proteção Animal (Sepet), onde receberam cuidados veterinários e avaliação clínica.
O suspeito foi conduzido à delegacia e deverá responder criminalmente por maus-tratos a animais.
