*Da Redação Dia a Dia Notícia
O ex-vice-governador do Amazonas Henrique Oliveira confirmou sua pré-candidatura ao governo estadual nas eleições de outubro deste ano. O político trocou o Partido Republicano da Ordem Social (Pros) pelo Podemos na sexta-feira (01/04), último dia da janela partidária.
A mudança de legenda se deu em meio às mudanças na direção nacional e estadual do Pros. No Amazonas, o partido se alinhou com a base do governador Wilson Lima (União). A alteração dos rumos do partido levou Henrique Oliveira a ingressar no Podemos e assumir a presidência estadual, posto que era do deputado estadual Abdala Fraxe.
Em entrevista à revista Cenarium, Henrique Oliveira relatou a intervenção nacional dentro do Pros e sua articulação para ser o candidato do Podemos ao governo do estado do Amazonas.
“Eu estava no Pros, que teve uma intervenção a nível nacional. Houve uma mudança nos diretórios estaduais e pelas boas relações que eu tenho como ex-deputado federal, eu já fui do PTN, que é o atual Podemos, eu recorri. O Abdala tinha saído, o partido ficou meio solto aqui e eu consegui a presidência com a intenção de fortalecer o partido nesses próximos meses; […] meu ingresso no Podemos é exatamente para o lançamento da pré-candidatura ao governo. Eu vou fazer uma reunião com os correligionários e a gente vai marcar uma solenidade”, afirmou Henrique.
Henrique Oliveira foi eleito vice-governador na chapa de José Melo (Pros) em 2014. Os dois acabaram cassados por suposto abuso do poder econômico, mas somente Melo tornou-se inelegível. O jornalista também ocupou os cargos de vereador de Manaus entre 2008 e 2010 e deputado federal entre 2011 e 2014.