Search
booked.net
Search
Close this search box.

Hemoam instala laboratório em comunidade indígena de São Gabriel da Cachoeira (AM)

Foto: Arquivo/Hemoam
*Da Redação Dia a Dia Notícia

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas instalou um laboratório de análises clínicas no distrito de Pari-Cachoeira, região conhecida como cabeça do cachorro, no município de São Gabriel da Cachoeira (a 852 quilômetros de Manaus).

A infraestrutura laboratorial é uma estratégia do Hemoam para aproximar a população indígena, que vive em áreas remotas, do diagnóstico principalmente das doenças do sangue, além de doenças endêmicas das regiões próximas ao rio Tiquié, onde vivem milhares de povos tradicionais. O investimento nesse espaço faz parte do Programa de Diagnóstico Precoce das Leucemias no Interior.

“Na avaliação do PHD em hematologia e coordenador do programa, Dr. Nelson Fraiji, o laboratório deve cumprir a função de promover o diagnóstico precoce de doenças tais como as anemias e leucemias, garantindo a possibilidade de tratamento dessa população e, consequentemente, a cura, uma vez que a doença é identificada mais rápido”, disse Nelson, que também é diretor clínico do Hemoam.

A nova instalação também aumenta a capacidade da assistência oferecida por uma unidade do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) localizado naquela região.

“O DSEI disponibilizava apenas três vagas por dia para exames, considerando que o distrito precisa dar suporte de saúde para quase 40 mil índios, era inviável oferecer respostas em tempo hábil para o bom tratamento dos indígenas”, avalia Fraiji.

Equipado com itens de alta qualidade como espectrofotômetro, microscópio, contador de células, microcentrífugas, banho-maria e refrigerador, o laboratório tem capacidade de realizar exames para detecção de anemia e leucemias, além de doenças endêmicas daquela região, tais como, malária, hanseníase, leishmaniose, tuberculose e doenças parasitárias.

Para a técnica de laboratório que está atuando no novo laboratório, Leandra Almeida, o benefício também está na logística do atendimento dessa população que não precisará se deslocar até a sede do município para fazer exames.

“Como eu falo a língua deles (Tukano), eu tento explicar da forma mais clara para o paciente entender a importância de realizar o exame. Eu vejo que ao poucos eles vão percebendo e entendendo a importância de um laboratório acessível para eles”, finaliza.

O projeto em São Gabriel da Cachoeira tem financiamento da Fapeam e parceria do LACEN-AM no treinamento dos técnicos que atuam nas comunidades indígenas. O programa de diagnóstico precoce começou em 2017 com o treinamento de profissionais de saúde que atuam no interior para diagnosticarem as leucemias. A partir daí, 37 cidades amazonenses e 87 profissionais foram treinados.

A farmacêutica e bioquímica responsável pela base de Pari Cachoeira, Tamirys Winhork, destacou a importância das capacitações. “A capacitação é uma oportunidade única. Trabalhamos em área e nem sempre temos essas oportunidades de nos capacitar para melhor atender essa população”, relatou.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.