*Da Redação do Dia a Dia Notícia
A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio do 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e a Polícia Civil (PC-AM), através da 57ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP), com apoio da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), apreenderam um helicóptero, uma embarcação e cinco mil litros de combustível de aviação, suspeitos de serem utilizados por narcotraficantes.
A operação, realizada em uma área de mata no município de Alvarães, a 531 quilômetros de Manaus, ocorreu como parte da operação Águas Seguras e resultou também na prisão de três pessoas, todas da mesma família.
Segundo o tenente-coronel Pedro Moreira, comandante do 3º BPM, a aeronave é suspeita de ser usada por traficantes para o transporte de drogas nos municípios do médio e alto Solimões, incluindo Benjamin Constant, onde, em 2 de agosto, uma operação integrada da Polícia Civil e Polícia Militar localizou cerca de 4,3 toneladas de drogas, entre cocaína e pasta-base de cocaína.
A localização do helicóptero aconteceu na última sexta-feira (16/08), com base em informações repassadas pela 57ª Delegacia Interativa de Polícia de Alvarães. De acordo com o delegado Marcelo Lopes, as investigações indicaram que, após as apreensões e prisões em Benjamin Constant, o mesmo grupo suspeito foi visto em uma área pertencente a Alvarães.
“Nossa equipe de investigação recebeu informações sobre heliportos clandestinos usados para abastecimento de aeronaves envolvidas no tráfico de drogas. A partir dessas informações, e com a colaboração da Polícia Civil de Tefé e do 3º Batalhão de Polícia Militar, conseguimos cruzar dados e reunir indícios suficientes para realizar essa operação,” explicou o delegado.