Search
booked.net
Search
Close this search box.

Grupo invade complexo da prefeitura de Manaus, interrompe serviços e população questiona serviço da Guarda Municipal

*Da Redação do Dia a Dia Notícia 

A Guarda Municipal, sob a administração da Prefeitura de Manaus, incluindo agentes armados da recém-criada Ronda Ostensiva Municipal (Romu), não conseguiu evitar um ataque criminoso ocorrido no último fim de semana dentro de um complexo de órgãos municipais na zona Centro-Oeste de Manaus. Segundo a prefeitura, criminosos cortaram cabos de alta tensão elétrica e furtaram os fios, resultando na falta de energia no local, fazendo com que a população que procurava serviços ficassem sem atendimento.

Segundo a comerciante, Márcia Oliveira, que procurou atendimento, foi informada que os serviços estavam paralisados. “Cheguei no local e fui informada que não estava havendo atendimento, porque havia tido um assalto na noite anterior. E eu questionei a atuação da Guarda Municipal sendo um local da prefeitura, imagina o que não acontece na cidade”, declarou.

De acordo com o site oficial da Prefeitura de Manaus, o complexo abriga a Casa Militar, responsável pela segurança do prefeito de Manaus, David Almeida, e do vice-prefeito de Manaus, Marcos Rotta, além de realizar o serviço de alistamento militar das Forças Armadas. Também estão presentes a Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), a Junta Médico-Pericial do Município (JMPM), a Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi) e a administração do Fundo de Saúde dos Servidores, o Manausmed.

Anteriormente, até julho do ano passado, a Guarda Municipal estava localizada no mesmo complexo. Com a criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), a Guarda foi realocada para a Lagoa Senador Arthur Virgílio Filho, conhecida como “Lagoa do Japiim”, na zona Sul da capital.

Recentemente, a prefeitura criou a Romu, uma equipe de agentes armados. A gestão municipal anunciou a aquisição de 250 pistolas e munições, coletes balísticos e algemas. Em entrevista, o titular da Semseg, Alberto Neto, explicou que a Guarda Municipal tem como função proteger o patrimônio municipal, realizar patrulhamento preventivo e comunitário, e atuar em diversas áreas, como UBS, terminais e escolas municipais.

Após o incidente, a Prefeitura de Manaus informou que o titular da Semad, Ebenezer Bezerra, registrou um Boletim de Ocorrência (BO) na Polícia Civil e acionou a empresa concessionária de energia para realizar os reparos necessários.

A Guarda Municipal de Manaus foi criada em 15 de junho de 1949, inicialmente como Guarda Municipal de Parques e Jardins. Ao longo dos anos, passou por mudanças estruturais e de atuação. Em 2021, emendas constitucionais permitiram à Guarda o porte de arma de fogo e a trataram como órgão de Segurança Pública. A Lei Complementar nº 16 de 2021 definiu a Guarda como uma corporação uniformizada destinada à proteção de bens, serviços e instalações do município, além de realizar patrulhamento preventivo e comunitário.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.