*Da Redação do Dia a Dia Notícia
O Amazonas está entre os 20 estados brasileiros em nível de risco ou alto risco para a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) devido ao aumento expressivo de casos de influenza A, conforme o mais recente Boletim InfoGripe da Fiocruz, divulgado nessa quinta-feira (22). A análise da semana epidemiológica 20 (11 a 17 de maio) revela uma tendência de crescimento da gripe em todo o país, intensificada com a proximidade do inverno.
A alta de casos acende o alerta para a Srag, uma evolução potencialmente fatal de vírus respiratórios, sendo a influenza A a principal causa em adultos, responsável por 69% das mortes relacionadas à síndrome. Embora o avanço seja mais notório na região Centro-Sul, estados do Norte, incluindo o Amazonas, que antes apresentavam níveis de segurança, agora integram a lista de áreas de preocupação.
Além da influenza A, o boletim da Fiocruz também aponta para o aumento de casos de Srag causado pelo vírus sincicial respiratório (VSR), especialmente em crianças, sendo este o principal responsável por óbitos em bebês menores de dois anos.
A pesquisadora Tatiana Portella, responsável pelo InfoGripe, enfatiza a crucial importância da vacinação contra a influenza, que foi ampliada em diversas cidades brasileiras. Ela reforça que todas as faixas etárias podem se beneficiar da imunização e orienta aqueles que não fazem parte dos grupos prioritários a aproveitarem a oportunidade de se vacinar, caso a campanha esteja aberta em seus municípios. Adicionalmente, a pesquisadora reitera a recomendação do uso de máscaras em locais fechados e com grande aglomeração, assim como a manutenção de medidas de higiene respiratória.