*Da Redação do Dia a Dia Notícia
A greve de pilotos e comissários provocou o cancelamento de 6 voos e 8 atrasos na manhã desta terça-feira (20), no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. O movimento que iniciou na segunda-feira (1) está no segundo dia de paralização, não somente em São Paulo como também no Rio de Janeiro, Campinas, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre e Fortaleza.
Segundo a assessoria do Sindicato dos Aeronautas, a pausa acontece com duração de duas horas, em vista do reajuste salarial compatível à inflação. A categoria também pede a transparência nas escalas de voos, além de outros direitos.
“Em respeito à sociedade e aos usuários do sistema de transporte aéreo, os aeronautas farão a paralisação somente por duas horas, sendo assim todas as decolagens iniciarão após às 8h. No entanto, todos os voos com órgãos para transplante, enfermos a bordo, e vacinas, não serão paralisados”, disse o sindicato.
Os trabalhadores aéreos recusaram uma proposta de retorno do Tribunal Superior do Trabalho e aderiram à convocação do Sindicato Nacional dos Aeronautas.
A greve não tem prazo para acabar, e deve acontecer entre 6h e 8h todos os dias. No primeiro dia, no Aeroporto de Congonhas, 50 voos atrasaram por conta da paralisação oque repercutiu em atrasos nos aeroportos de outras cidades do Brasil.