*Da Redação Dia a Dia Notícia
Um mulher, 28, que estava em trabalho de parto, foi resgatada, nesta quinta-feira (8). O procedimento aeromédico foi realizado da comunidade Nova Canaã do Aruaú, localizada em Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus) para a capital amazonense.
O diretor do Departamento Integrado de Operações Aéreas (DIOA), delegado Rafael Montenegro, explicou que a mulher residia em uma área de difícil acesso distante a cerca de 6 horas de lancha de Manaus. Ele disse que com o uso da aeronave, o trajeto foi realizado em pouco menos de 30 minutos.
O operador aerotático do Dioa, o tenente do Corpo de Bombeiros do Amazonas (CBMAM), João Coelho auxiliou a equipe médica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Esse é o segundo caso acompanhado pelo profissional.
“Após avaliação, o médico constatou que a parturiente se manteve estável, e foi possível fazer o transporte dela sem intercorrências”, informou o operador.
A mulher de 28 anos, que está grávida de um menino foi entregue à equipe do Samu e em seguida encaminhada a uma maternidade de Manaus.
Bebê nasceu em aeronave
Em novembro do ano passado, a equipe do Dioa auxiliou no trabalho de parto de uma mulher de 42 anos. A grávida acabou tendo a bebê dentro do helicóptero. O procedimento aeromédico foi realizado na Comunidade do Abelha, na Zona Rural de Manaus, que à época encontrava-se isolada pela seca histórica que atingiu o Amazonas.