Search
booked.net

Gracyanne Barbosa é desmentida pela UFRJ após afirmar ter cursado Direito na instituição

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

O nome da influenciadora digital e musa fitness Gracyanne Barbosa voltou ao centro dos holofotes nesta semana, desta vez por uma polêmica acadêmica. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) emitiu um comunicado oficial negando que a ex-dançarina tenha cursado Direito na instituição, como ela afirma há anos em entrevistas públicas e programas de televisão.

O caso ganhou repercussão na última quinta-feira (17), quando um informativo foi fixado próximo ao gabinete da direção da Faculdade Nacional de Direito (FND), no centro do Rio. Emitido pelo Núcleo de Documentação e Memória Arquivística da universidade, o documento foi intitulado no estilo “Fato ou Fake” — em referência ao quadro do portal G1 — e afirma que não há qualquer registro da matrícula ou passagem de Gracyanne pela universidade.

“É FAKE que Gracyanne Barbosa (Gracyanne Jacobina Barbosa Vieira), modelo de fisiculturismo, personalidade de televisão, empresária e ex-dançarina, foi aluna da Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FND/UFRJ)”, afirma o texto.

Segundo o núcleo da UFRJ, não há dados no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA), nem registros de pasta discente ou presença nos diários de aulas entre os anos de 1999 e 2010. A ausência completa de documentação motivou a universidade a publicar a nota pública, que rapidamente viralizou entre alunos e ex-alunos da instituição.

Contradições

A informação contraria diversos relatos da própria Gracyanne, que afirma ter sido aprovada em primeiro lugar no vestibular da UFRJ e ter se formado em Direito em 2006. Em entrevista recente no reality show “BBB 25”, ela contou que chegou a ser homenageada por alunos da FND com camisetas personalizadas e recebeu o apelido de “Ilustríssima” pelos estudantes — colocada ao lado de nomes como Clarice Lispector e Jorge Amado, também ex-alunos da faculdade.

“Eu passei em primeiro lugar. Tinha até uma foto minha lá. Eles fazem camiseta, eu já fui lá visitar. Bem maneiro mesmo, tenho muito orgulho”, afirmou na ocasião.

Além disso, a biografia de Gracyanne na Wikipédia também traz a informação de que ela se formou em Direito pela UFRJ, tendo se mudado do Mato Grosso do Sul para o Rio em busca de melhores oportunidades.

Procurada pela imprensa, a assessoria de Gracyanne Barbosa ainda não se pronunciou oficialmente sobre a nota divulgada pela universidade. O colunista Michael Sá, que revelou o caso, afirmou ter tentado contato direto com a influenciadora, sem sucesso.

Enquanto isso, nas redes sociais, o caso já divide opiniões. Internautas questionam a veracidade das declarações da influenciadora, enquanto outros defendem que pode ter havido falha documental ou confusão com outra instituição.

A UFRJ, por sua vez, mantém sua posição: não há vestígios de que Gracyanne tenha cursado qualquer período na Faculdade Nacional de Direito.

 

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.