O governador Wilson Lima recebeu na noite desta terça-feira (07/04), no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, um novo carregamento de respiradores. Ao todo, 19 unidades, compradas pelo Governo do Amazonas, vão ampliar o número de leitos clínicos no Hospital e Pronto Socorro Delphina Aziz, na zona norte da capital.
“Nós estamos recebendo aqui 19 respiradores, que são destinados para leitos clínicos, para aqueles pacientes que estão com média gravidade e esses respiradores serão importantes pra evitar que esses pacientes ocupem leitos de UTI”, afirmou o governador.
O carregamento veio de São Paulo, em um avião fretado pelo Governo do Amazonas, e seguiu direto para o Hospital e Pronto Socorro Delphina Aziz, ainda na noite desta terça-feira.
“Nós temos uma equipe de engenheiros trabalhando 24 horas no Delphina Aziz pra aumentar essa nossa estrutura, para cuidar desses equipamentos. Lá eles vão fazer a testagem, a calibragem para que amanhã mesmo esses equipamentos já comecem a entrar em funcionamento”, detalhou Wilson Lima.
Leitos de UTI
Além dos novos respiradores, o Governo do Amazonas colocou em funcionamento, nesta terça-feira, 15 novos leitos de UTI.
“Nós estamos numa luta muito grande para aumentar nossa estrutura e o principal equipamento para a gente montar a UTI é o respirador. E hoje é uma briga comercial absurda para que a gente consiga esse respirador, nós estamos brigando com o mundo. Todo o mundo hoje quer respirador e nós estamos aqui fazendo a nossa parte, mantendo contato com outros estados, outros países”, explicou o governador.
Wilson Lima também fez, nesta terça-feira, contato com a China para agilizar as compras feitas pelo Estado do Amazonas.
“Hoje eu conversei com o embaixador da China. Naturalmente falando da nossa dificuldade em razão desses números que crescem significativamente. E também pedindo ajuda para agilizar aqueles processos que a gente for encaminhar para compra de respiradores; e para que a embaixada possa chancelar e nos dar a garantia de entrega dos fornecedores com quem nós estamos conversando”, afirmou.