*Da Redação Dia a Dia Notícia
O Governo do Amazonas anunciou nesta quinta-feira (30) um investimento de R$ 7,5 milhões voltado à inovação, pesquisa e empreendedorismo no estado. Os recursos, repassados por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), financiarão três novos programas, entre eles o Centelha 3, que apoia a criação de startups e empreendimentos de base tecnológica.
Outras ações vão apoiar pesquisas aplicadas nos setores de comércio, serviços e turismo, além de estimular a participação de equipes da educação básica em olimpíadas científicas e do conhecimento.
O anúncio foi feito durante cerimônia que reuniu representantes de instituições de ensino, pesquisa, setor empresarial e, de forma destacada, estudantes e professores da educação básica, muitos deles medalhistas em olimpíadas científicas internacionais.
Os três novos programas são:
- Programa Centelha 3: Focado no estímulo ao empreendedorismo inovador e na criação de empresas de base tecnológica, em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
- Programa de Incentivo à Pesquisa Aplicada: Voltado para os setores de comércio, serviços e turismo, em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Amazonas (Fecomércio-AM).
- Programa de Apoio à Participação em Olimpíadas Científicas: Destinado a equipes da educação básica, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc).
Investimento Histórico e Compromisso com a CT&I
Em seu discurso, a diretora-presidente da Fapeam, Dr.ª Márcia Perales, detalhou o compromisso do governo com a área.
“De 2019 a 2025, a Fapeam consome investimentos históricos de mais deR$ 885 milhões investidos em pesquisa, inovação e formação de recursos humanos. Desse valor, 97,3% são oriundos do recurso do Estado do Amazonas, do nosso tesouro estadual”, afirmou.
Ela destacou que, neste período, foram lançadas 184 chamadas públicas, sendo 86 inéditas, com mais de 25 mil projetos submetidos. Perales também enfatizou o reconhecimento internacional
“Em 2023, a Fapeam foi reconhecida pela OCDE como a quinta agência do mundo que mais investe em pesquisa sobre a Amazônia”. disse.
