Manaus, sexta-feira 4 de julho de 2025
Search

booked.net

Governo francês planeja prisão de segurança máxima na Amazônia até 2028

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

A França anunciou a construção de uma prisão de segurança máxima na Guiana Francesa, região amazônica sob administração francesa. Previsto para 2028, o complexo abrigará criminosos de alta periculosidade, incluindo chefes do tráfico internacional e condenados por terrorismo de motivação religiosa oriundos do território europeu.

O novo presídio será erguido no município de Saint-Laurent-du-Maroni, região de fronteira com o Suriname e próxima ao norte do Brasil, segundo a BBC.

A construção está orçada em US$ 450 milhões (cerca de R$ 2,5 bilhões) e contará com capacidade total para 500 presos — incluindo um anexo de 60 vagas com regime de isolamento total, para detentos considerados “líderes perigosos”.

O local já foi sede do famoso Campo Penal de Saint-Laurent, colônia penal retratada no livro best-seller Papillon, de Henri Charrière, e em duas adaptações cinematográficas.

Regime antimáfia e isolamento extremo

Segundo o governo francês, o modelo de segurança máxima será inspirado nas políticas antimáfia adotadas pela Itália nas últimas décadas.

Isso inclui visitas altamente restritas, monitoramento eletrônico constante, bloqueadores de sinal de celular e drones, além de inspeções rotineiras nas celas.

O objetivo, segundo o ministro da Justiça Gérald Darmanin, é impedir qualquer contato dos detentos com suas redes criminosas.

A justificativa para a escolha do território amazônico é justamente o isolamento geográfico, considerado um recurso estratégico para dificultar comunicações e planos de fuga.

“A selva serve como uma barreira natural” — disse Darmanin ao jornal Le Journal du Dimanche.

Entre as 60 vagas do anexo de segurança máxima, 15 devem ser reservadas para presos condenados por crimes relacionados ao radicalismo islâmico. A medida foi criticada por representantes políticos da Guiana Francesa, que afirmam não terem sido consultados em nenhuma fase do processo.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.