*Da Redação do Dia a Dia Notícia
O governo Lula divulgou neste domingo, 5, uma nota para desmentir boatos que circularam nas redes sociais de que a União teria patrocinado o show da cantora Madonna, realizado na orla de Copacabana no sábado (04). O ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, gravou um vídeo que foi divulgado nas redes sociais hoje.
Esta fabricação de notícia falsa não é apenas irresponsável, mas perigosa, principalmente quando desvia a atenção de questões críticas, como a tragédia em curso no Rio Grande do Sul. Recentemente, o estado foi assolado por temporais devastadores, exigindo uma resposta rápida e eficiente das autoridades para mitigar o sofrimento da população afetada. Enquanto isso, alegações infundadas ganham espaço nas discussões públicas, minando a seriedade do debate necessário sobre as ações de recuperação e auxílio.
Na manhã deste domingo (5) o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, expressou preocupação com a disseminação dessas falsidades, frisando o impacto negativo que as fake news têm na sociedade. “Infelizmente preciso fazer esse vídeo para vocês. Estou perplexo com a quantidade de mentiras, com a quantidade de mentiras, fake news e desinformação e com os vídeos que estão circulando tentando criar narrativa mentirosa de uma ligação do show da Madonna com a tragédia no Rio Grande do Sul. Eu não consigo entender como num momento como esses que estamos trabalhando para salvar vidas tem gente que se dedica para produzir mentiras”.
A verdade é que o Governo Federal não tem medido esforços em socorro à população gaúcha. O presidente Lula esteve na quinta-feira (2) e neste domingo desembarcou novamente no Rio Grande acompanhado de pelo menos 13 ministros de estado, além do presidente da Câmara, Arthur Lira, e de Rodrigo Pacheco, presidente do Senado.
A força-tarefa federal de socorro aos gaúchos conta ainda com a participação de pelo menos 17 ministérios, além de órgãos como Polícia Rodoviária Federal (PRF), Conab, Dnit e Forças Armadas. O Governo Federal instalou uma sala de situação, coordenada pela Casa Civil, a fim de articular com gestores locais as ações de ajuda à população gaúcha.